Nos Estados Unidos a rede social está à beira de ser bloqueada, tendo sido salva (provisoriamente) por uma ordem executiva de Donald Trump que lhe dá mais 75 dias para cumprir com os requisitos d segurança, mas em Portugal o Governo decidiu estrear-se no TikTok e hoje publicou o primeiro vídeo "oficial".

O objetivo é "dialogar com os jovens" e nos últimos dias foram feitas duas publicações em jeito de antecipação ao lançamento de hoje, explicando que o executivo pretende "mostrar como o Governo trabalha para o futuro do nosso país".

Na primeira publicação, o primeiro-ministro, Luís Montenegro é o protagonista e mostra alguns dos dotes futebolísticos.

O vídeo inaugural, publicado esta terça-feira às 17h, tem um minuto de duração e explica "o que faz o primeiro-ministro", referindo funções desempenhadas por Luís Montenegro que vão desde a liderança do Governo ao contacto com os portugueses para conhecer as "preocupações da população".

Em comunicado, o Governo justifica este passo como parte de uma estratégia de "modernização da comunicação governamental".

"Com temas prioritários e que interessam aos jovens como habitação jovem, emprego, educação e saúde mental, a conta pretende demonstrar como as políticas públicas impactam o quotidiano. Além disso, oferecerá uma perspectiva dos bastidores da governação e do processo de tomada de decisões, desmistificando o funcionamento das instituições públicas", lê-se na nota.

Conta do Governo no TikTok
Conta do Governo no TikTok créditos: Governo PT

Os conteúdos partilhados nesta conta de TikTok do Governo serão "informais e informativos" para "descomplicar temas complexos" e captar o interesse dos jovens através de uma "comunicação rigorosa, transparente e credível" que usa "ferramentas modernas" para "combater a desinformação" e criar um "ambiente digital mais positivo".