Em mais um dia de comemorações – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – o grupo OutsideTheLaw terá aproveitado uma vulnerabilidade no site da Procuradoria-Geral da República para fazer um ataque. A página online da PGR terá ficado “desfigurada”, de acordo com uma publicação dos piratas informáticos na página do Facebook. Mas a vítima tem outra versão da história.



De acordo com a PGR, liderada por Joana Marques Vidal de acordo com o Público, o ataque foi simulado. Isto é, os piratas informáticos terão criado um deface à página da Procuradoria-Geral apenas num computador, num ambiente controlado, e não na página verdadeira.



“A página da Procuradoria não foi alvo de ataque informático, conforme foi anunciado por alguns órgãos de comunicação social. A página esteve a funcionar sempre, sem qualquer interrupção nem qualquer erro, desde que foi reposta em funcionamento há mais de um mês. O autor destes factos não acedeu ao servidor nem entrou no sistema”, disse a PGR.



Os OutsideTheLaw já reagiram dizendo que “o ataque foi feito por XSS, alterando o código de algumas páginas”. “Nós sabíamos que isto ia acontecer porque a PGR não podia admitir dois ataques seguidos. Atacamos um link e eles resolveram a falha, mas existem mais falhas. Atacamos depois outro. Sabíamos que eles iriam desmentir tudo, por isso nós guardamos uma vulnerabilidade e agora a PGR não tem como desmentir”, explicou fonte do grupo ao jornal.



Além do deface, foi publicada uma curta lista de emails que terão sido conseguidos durante o alegado ataque.



Seja o ataque verdadeiro ou falso, o Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao caso, enquanto à Polícia Judiciária não chegou nenhuma informação sobre o caso.



O Anonymous Portugal, através dos seus grupos de ação, atacara no dia 25 de abril o site da Procuradoria-Geral de Lisboa, fazendo com que a página ficasse offline durante vários dias. Na altura foram divulgados os dados de 2.000 procuradores, entre os quais havia números de telefone pessoais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico