Em mais um dia de comemorações – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – o grupo OutsideTheLaw terá aproveitado uma vulnerabilidade no site da Procuradoria-Geral da República para fazer um ataque. A página online da PGR terá ficado “desfigurada”, de acordo com uma publicação dos piratas informáticos na página do Facebook. Mas a vítima tem outra versão da história.



De acordo com a PGR, liderada por Joana Marques Vidal de acordo com o Público, o ataque foi simulado. Isto é, os piratas informáticos terão criado um deface à página da Procuradoria-Geral apenas num computador, num ambiente controlado, e não na página verdadeira.



“A página da Procuradoria não foi alvo de ataque informático, conforme foi anunciado por alguns órgãos de comunicação social. A página esteve a funcionar sempre, sem qualquer interrupção nem qualquer erro, desde que foi reposta em funcionamento há mais de um mês. O autor destes factos não acedeu ao servidor nem entrou no sistema”, disse a PGR.



Os OutsideTheLaw já reagiram dizendo que “o ataque foi feito por XSS, alterando o código de algumas páginas”. “Nós sabíamos que isto ia acontecer porque a PGR não podia admitir dois ataques seguidos. Atacamos um link e eles resolveram a falha, mas existem mais falhas. Atacamos depois outro. Sabíamos que eles iriam desmentir tudo, por isso nós guardamos uma vulnerabilidade e agora a PGR não tem como desmentir”, explicou fonte do grupo ao jornal.



Além do deface, foi publicada uma curta lista de emails que terão sido conseguidos durante o alegado ataque.



Seja o ataque verdadeiro ou falso, o Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao caso, enquanto à Polícia Judiciária não chegou nenhuma informação sobre o caso.



O Anonymous Portugal, através dos seus grupos de ação, atacara no dia 25 de abril o site da Procuradoria-Geral de Lisboa, fazendo com que a página ficasse offline durante vários dias. Na altura foram divulgados os dados de 2.000 procuradores, entre os quais havia números de telefone pessoais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.