A Segurança Social lança esta quarta feira um novo simulador online do valor das pensões para os trabalhadores inscritos na Segurança Social Directa. A nova ferramenta está disponível a partir da meia noite .

O simulador permite calcular o valor da pensão de velhice ou de invalidez do regime geral da Segurança Social, não estando disponível para quem desconta para a Caixa Geral de Aposentações (função pública) nem para regimes especiais ou para quem tem descontos no estrangeiro. As pensões estimadas são meramente informativas e não vinculativas. Os resultados são apresentados em valores brutos, ou seja, sem contar com os impostos a aplicar (IRS).

A ferramenta online destina-se apenas a dar uma ideia da pensão a que a pessoa pode vir a ter direito, permitindo uma gestão mais informada sobre a carreira ou o momento da reforma.

Os cálculos baseiam-se nas regras em vigor, tendo apenas em conta a informação que já consta do sistema informático da Segurança Social, o que exclui as contribuições que ainda só estejam registadas em papel. As estimativas serão, por isso, mais fidedignas para quem está perto do momento da reforma.

O preenchimento  tem uma opção automática, que assume vários pressupostos, e uma opção que permite que os utilizadores ajustem manualmente os critérios. Entre as possibilidades oferecidas está, por exemplo, perceber qual o impacto da antecipação ou do adiamento do momento da reforma.

O novo recurso é apresentado oficialmente esta terça-feira e online, a partir do portal e no YouTube do Governo, bem como no Twitter do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, já está publicado um vídeo em que  Vieira da Silva explica o seu funcionamento.