As avaliações de outros consumidores em fóruns, blogues e redes sociais são a forma escolhida por 45% dos consumidores portugueses quando querem ter mais informação na escolha de um novo veículo.

Já 44% recorrem a sites, revistas e outros meios especializados antes de escolher uma marca de automóveis, diz um estudo do Observador Cetelem para o setor automóvel.

Ainda assim, apesar da crescente atenção dos portugueses às opiniões expressas em canais da Internet, os juízos por parte dos familiares e amigos continua a ser o método preferido por mais de metade (59%).

Para Pedro Ferreira, diretor automóvel do Cetelem, “a crescente oferta de informação sobre automóveis e a qualidade dessa informação em sites especializados, sejam estes de revistas, vendedores ou revendedores, e das marcas, faz com que a sua relevância seja, cada vez mais, inegável”, refere em comunicado.

Quase um quarto dos portugueses admitem comprar carro online
Quase um quarto dos portugueses admitem comprar carro online
Ver artigo

O responsável refere que “isso não invalida que a opinião dos familiares e amigos mais próximos continue a ser a mais considerada na hora de decidir que automóvel adquirir” .

Os consumidores nacionais também têm em conta a opinião do vendedor/revendedor no ponto de venda (29%) e 30% dos portugueses inquiridos também recorre à pesquisa nos sites dos fabricantes de automóveis.

No total dos 15 países inquiridos, 53% dos consumidores dão ênfase ao boca-a-boca por parentes e conhecidos, enquanto 40% recorrem a sites de Internet, revistas ou outros meios especializados, e 37% leem as avaliações de outros consumidores em fóruns e blogues.

O estudo do Observador Cetelem Automóvel foi realizado junto de 10.600 proprietários de uma viatura nova ou usada nos últimos cinco anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.