As avaliações de outros consumidores em fóruns, blogues e redes sociais são a forma escolhida por 45% dos consumidores portugueses quando querem ter mais informação na escolha de um novo veículo.

Já 44% recorrem a sites, revistas e outros meios especializados antes de escolher uma marca de automóveis, diz um estudo do Observador Cetelem para o setor automóvel.

Ainda assim, apesar da crescente atenção dos portugueses às opiniões expressas em canais da Internet, os juízos por parte dos familiares e amigos continua a ser o método preferido por mais de metade (59%).

Para Pedro Ferreira, diretor automóvel do Cetelem, “a crescente oferta de informação sobre automóveis e a qualidade dessa informação em sites especializados, sejam estes de revistas, vendedores ou revendedores, e das marcas, faz com que a sua relevância seja, cada vez mais, inegável”, refere em comunicado.

Quase um quarto dos portugueses admitem comprar carro online
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O responsável refere que “isso não invalida que a opinião dos familiares e amigos mais próximos continue a ser a mais considerada na hora de decidir que automóvel adquirir” .

Os consumidores nacionais também têm em conta a opinião do vendedor/revendedor no ponto de venda (29%) e 30% dos portugueses inquiridos também recorre à pesquisa nos sites dos fabricantes de automóveis.

No total dos 15 países inquiridos, 53% dos consumidores dão ênfase ao boca-a-boca por parentes e conhecidos, enquanto 40% recorrem a sites de Internet, revistas ou outros meios especializados, e 37% leem as avaliações de outros consumidores em fóruns e blogues.

O estudo do Observador Cetelem Automóvel foi realizado junto de 10.600 proprietários de uma viatura nova ou usada nos últimos cinco anos.