Entre muita informação e sites que podem ser encontrados online, há dois novos cursos para quem quiser aprender mais sobre o tema.

No início do ano a Direção-Geral da Educação lançou um novo MOOC (Massive Open Online Course) que tem como tema “A Cibersegurança nas Escolas” e que se destina às direções das escolas e aos elementos que estão responsáveis pelas áreas de TIC, mas também aos polícias e forças de segurança que integram o programa “Escola Segura” mantido pela PSP e GNR.

O curso está estruturado em quatro módulos e incide em temáticas como, a Cibersegurança, Ameaças e Cibercrime/Legislação e Políticas e Práticas Seguras nas Escolas e decorre entre 14 de janeiro e 4 de março de 2019.

Ao longo do curso é possível saber mais sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital; valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais; tomar conhecimento de práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas, bem como partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.

A inscrição e registo podem ser feitos online no site do NAU.

Hoje tem início um curso de “ciberhigiene” promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança que pretende permitir o acesso a um conjunto de competências relacionadas com os comportamentos seguros no ciberespaço e desta forma contribuir, para a consciencialização em cibersegurança e para navegação livre e segura na Internet.

É o primeiro curso online do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e é aberto a todos os cidadãos ,tendo sempre em consideração os riscos decorrentes da utilização da Internet e dos equipamentos eletrónicos.

O curso conta com uma carga total de 15 horas, divididas em três módulos com a duração de 5 horas cada e está organizado em três módulos – Casa; Trabalho; e Exterior. Cada módulo tem quatro tópicos: Identidade; Redes e Navegação; Comportamento Social; Posto de Trabalho/Posto Doméstico/Passaporte. Cada tópico contém textos, vídeos e materiais de apoio, com conteúdos específicos sobre o tópico em causa.

A ideia é ajudar a prevenir incidentes de cibersegurança, promovendo comportamentos de maior consciencialização dos perigos, e de autoproteção.

No final do curso cada participante terá que ser submetido a uma avaliação geral, onde terá a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos e verificar se é de facto um “cidadão ciberseguro”.

A inscrição no curso, pode ser feita através deste site.

Hoje assinala-se o Dia da Internet mais Segura, mas ainda há muito desconhecimento e indiferença sobre os riscos e ameaças que estão à espreita durante a navegação online. Ao longo do dia, o SAPO TEK tem diversos artigos sobre a temática, entre os comportamentos dos portugueses, dicas para aumentar a segurança online e diversos relatos de especialistas. Acompanhe todos os artigos sobre o Dia da Internet mas Segura aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.