SMSBUS e Itinerarium são dois novos serviços de informação que a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto começa a disponibilizar a partir de hoje e que traduzem uma maior aposta da empresa nas tecnologias da informação e da comunicação, com vista à melhoria das condições da actividade que presta aos seus clientes.



Tal como o nome pode indiciar, o SMSBUS funciona através de mensagens SMS oferecendo aos interessados informação sobre os horários dos autocarros. Segundo a STCP, este serviço permite saber, em tempo real, exactamente quantos minutos demora o autocarro a chegar à paragem. Para isso, basta ao cliente enviar uma mensagem escrita do seu telemóvel, com o código da paragem em que se encontra, para o número 3001.



O SMSBUS está disponível em praticamente todas as linhas de oferta regular da STCP, com excepção das linhas 2, 10, 55, 61, 64, 68, 69, 70, 94, Linha Zona Histórica (ZH), Aerobus e eléctricos 1E e 18. O acesso ao serviço é gratuito até 30 de Abril. A partir de 1 de Maio de 2005 o custo do envio de cada mensagem será de 30 cêntimos.



Por sua vez, com o Itinerarium.net - Rotas em Transporte Público, a STCP pretende oferecer um recurso online onde os seus actuais clientes e outros interessados podem pesquisar percursos em autocarro entre dois pontos da área de operação da STCP. Também permite identificar e ver a localização das paragens daquela rede de transportes relativamente a um ponto de interesse que se pode marcar num mapa, bem como consultar os percursos actualizados das linhas.



Através da parceria estabelecida com outros dois operadores públicos de transportes - Metro e CP -, existe igualmente a possibilidade de estender os cálculos dos percursos ao território nacional, através da interligação com o site www.transpor.pt que a DGTT suportou.



O Itinerarium será uma das ferramentas colocadas ao dispor dos clientes e dos colaboradores da STCP para facilitar a sua futura adaptação à nova rede de transportes, que deverá ser implementada logo após a entrada em funcionamento da fase M1 do Metro do Porto, explica Juvenal Peneda, presidente do conselho de administração da STCP, num comunicado enviado à imprensa. "O Itinerarium.net permite que cada pessoa obtenha, em poucos segundos, o seu plano de viagem individualizado, onde são recomendadas as linhas, paragens e tarifário para cada deslocação", acrescenta.



Este serviço recebeu recentemente o Prémio de Excelência ESRI EUE 2004, uma iniciativa anual que distingue os mais avançados e inovadores projectos de Sistemas de Informação Geográfica baseados em software da ESRI.



Notícias Relacionadas:

2002-04-04 - Transportes públicos de Lisboa preparam instalação de novo Sistema de Bilhética