Diferente dos projectos que envolvem fãs de futebol, foi hoje apresentada em Braga a primeira rede social destinada à captação de novos talentos. A RAYLEAGUE, abreviatura para The Real Amazing You League, pretende aumentar as hipóteses dos jogadores amadores se tornarem profissionais e dos clubes, agentes e treinadores encontrarem jogadores.


Por detrás de projecto está a Innovation Point, uma empresa do grupo Domingos da Silva Teixeira S.A. (DST), que tem avançado com várias iniciativas na área de infra-estruturas de fibra óptica.



"Constatámos que os clubes não possuíam uma plataforma credível ao seu dispor para facilitar o processo de scouting e que os jogadores não possuíam um espaço onde pudessem promover-se de forma simples, eficaz e adaptada às suas preferências", explica João Matos, director da Innovation Point.

Com este site é possível encontrar jogadores de acordo com a posição e escalão em que jogam, pé preferido, sexo e idade. O investimento na plataforma é de 250 mil euros e, embora a parceria actual seja com o Sporting Clube de Braga, está em análise a entrada de outros clubes portugueses.

"Estamos perante uma realidade totalmente nova a nível mundial, pois é possível pesquisar milhões de jogadores, de dezenas de nacionalidades, numa única plataforma, o que irá propiciar uma verdadeira globalização desportiva", acredita João Matos.

De acordo com as opções de pesquisa do site, a comunidade é aberta a jogadores de ambos os sexos, e de todas as idades, que podem fazer o upload de vídeos e fotografias que ajudem a avaliar os seus dotes futebolísticos.

O site está disponível em cinco línguas para além do português, castelhano, inglês, francês, russo e português do Brasil e conta chegar aos 400 mil utilizadores até ao final deste ano, entre jogadores, agentes, treinadores e clubes de futebol. Está também garantida a integração com as plataformas do YouTube e do Twitter.