Está em marcha no Reino Unido um piloto que ao longo dos próximos seis meses vai permitir a 100 utilizadores de Internet usufruir de uma ligação à Internet com um débito de 200 Mbps.

O objectivo do piloto é ver no terreno o comportamento e a utilizações de aplicações exigentes em termos de banda larga e dar ao operador responsável coordenadas para futuros desenvolvimentos. Vai ser testada a utilização de serviços de entretenimento em HD e 3D, diversos conteúdos de banda larga, videoconferência, videovigilância, entre outros.

O teste é da responsabilidade da Virgin Media, que escolheu a região de Ashford para o realizar. A empresa garante que a sua experiência traz para o terreno uma das implementações mais rápida do mundo da tecnologia Docsis 3.0.

A experiência que a Virgin agora inicia em ambiente real foi precedida de testes em laboratório. Passados os seis meses deste novo teste a empresa pretende analisar as conclusões e decidir se é viável avançar com uma oferta comercial para aquela categoria de débito.

Recorde-se que Japão e Estados Unidos já disponibilizam ofertas suportadas na mesma tecnologia com elevadas larguras de banda. No Japão 160 Mbps e nos Estados Unidos 101 Mbps.