O estudo, realizado pela Ecorys a pedido da Google, salienta que o prebunking pode potencialmente produzir impactos em termos de sensibilização das audiências e contribuir para a redução da sua suscetibilidade à desinformação.

"O prebunking pode ser eficaz como uma intervenção a montante que ajuda a equipar as audiências recetivas à mensagem", revela o estudo. Contudo, esta estratégia também pode alienar o público que tem opiniões diferentes ou não confia na fonte de informação.

Além disso, as campanhas de prebunking podem ser extremamente sensíveis, nomeadamente no que se refere à credibilidade das organizações, aos objetivos da campanha, aos temas, ao enquadramento dos materiais e à orientação do público.

Neste sentido, os autores defendem ser necessário "assegurar uma política ou orientação clara para os cenários em que o prebunking pode existir", acrescentando a necessidade de abordagens distintas, tendo em conta a diversidade de públicos e os riscos existentes.

Em relação a campanhas eleitorais, embora haja mais desinformação, é necessário antecipar este período para dotar as pessoas de ferramentas que as permitam distinguir entre o que é ou não verdade, segundo o estudo.

De acordo com os autores, a colaboração com as entidades locais pode ajudar para aumentar a credibilidade e eficácia do prebunking, sobretudo através da avaliação das organizações sobre a desinformação que afeta a sua zona de atuação.

"Esta abordagem é também essencial para garantir a confiança dos utilizadores finais, para os quais as empresas tecnológicas podem ser vistas como parte do problema", refere o estudo.

A Google disponibiliza uma ferramenta de prebunking que pretende ajudar os utilizadores para identificar notícias falsas através do uso de fontes confiáveis e ferramentas como a verificação de factos.

O estudo pretendeu avaliar as implicações das tecnologias emergentes, incluindo a Inteligência Artificial (IA) generativa, para combater a desinformação e promover a segurança online, bem como orientar futuras decisões políticas de algumas plataformas digitais.

Realizado entre setembro de 2023 e julho de 2024, o trabalho incluiu um mapeamento e revisão do panorama político e prático da literacia mediática na Europa.