Hoje assinala-se o Dia das Redes Sociais e é preciso fazer um pequeno esforço de memória para recordar como era a internet antes do domínio do Facebook, Instagram e do YouTube. Muito mudou e também as figuras mais reconhecidas online são outras.

Cristiano Ronaldo é, destacadamente, a figura pública portuguesa que regista maior número de fãs e seguidores nas várias redes sociais onde está presente. De uma lista de 145 nomes, o atleta tem o maior número de seguidores, somando mais de 122 milhões de fãs no Facebook e quase 125 milhões de seguidores no Instagram.

Estes valores são tanto mais impressionantes quanto são 21 vezes maiores que o segundo nome com mais fãs no Facebook (Fábio Coentrão) e 19 vezes maiores que o segundo nome com mais seguidores no Instagram (Sara Sampaio), de acordo com os dados da edição de 2018 do estudo da Marktest sobre figuras públicas.

Cristiano Ronaldo vai produzir série para o Facebook
Cristiano Ronaldo vai produzir série para o Facebook
Ver artigo

No Twitter, é também o número 7 da seleção de futebol aquele que apresenta mais seguidores (perto de 73 milhões), assim como no Google+ (menos de meio milhão), sendo apenas destronado do pódio no YouTube, onde ocupa a quarta posição, com menos de um milhão de subscritores.

SirKazzio, com mais de cinco milhões de subscritores, é o youtuber mais seguido, ficando Wuant na segunda posição, com 2,9 milhões, e Nuno Agonia na terceira, com perto de um milhão.

O número de subscritores de SirKazzio é tanto mais significativo quanto ele é apenas ultrapassado, no conjunto de plataformas digitais em análise, por Cristiano Ronaldo (Instagram e Facebook), Sara Sampaio (Instagram) e Fábio Coentrão (Facebook).

A liderança de Cristiano Ronaldo em várias redes sociais não surpreende, já que o jogador português de futebol tem sido apontado como tal em várias “comparações” internacionais.

Nota da Redação: Este artigo foi originalmente publicado a 17 de maio de 2018 e foi agora revisto e actualizado a propósito do Dia das Redes Sociais