Durante esta madrugada, os servidores da Cloudflare estiveram “em baixo” condicionando o acesso a centenas de websites e plataformas online. A empresa já identificou e resolveu o problema.

De acordo com a Cloudflare, a conectividade da sua rede experienciou disrupções em múltiplas regiões, com os problemas a começarem pelas 06h34 (UTC). Ao tentarem aceder a um dos websites ou plataformas que fazem parte desta rede enquanto os servidores estavam “em baixo” os internautas depararam-se com mensagens com a indicação “500 Internal Server error”.

Entre os websites e plataformas afetadas estiveram os serviços da Google, assim como os Amazon Web Services e da NordVPN, além do Discord, Medium, Shopify, Coinbase, e ainda da Crunchyroll, Fitbit e Grindr.

Recorde-se que já ocorreram disrupções semelhantes no passado aos serviços da Cloudflare, como em julho e agosto de 2020, como relata a imprensa internacional. Ainda na semana passada a empresa tinha registado falhas em partes da sua rede que condicionaram o acesso a websites e plataformas em regiões como Índia, Indonésia e partes da Europa.

Em junho de 2021, os websites de vários serviços registaram interrupções devido a problemas técnicos. No início desse mês, Paypal, Reddit e até diversos meios de comunicação como CNN, Financial Times, BBC e New York Times estiveram inacessíveis durante várias horas.

Dos Estados Unidos à Austrália: Vários websites de serviços sofreram interrupções
Dos Estados Unidos à Austrália: Vários websites de serviços sofreram interrupções
Ver artigo

Neste caso, o problema esteve associado ao Fastly, um fornecedor de serviços cloud dos Estados Unidos que assegura o funcionamento dos sites. A empresa atribuiu o problema a um "bug" que surgiu quando um cliente alterou uma configuração.

Dias depois, websites como os da Bolsa de Hong Kong, o Australia Post, Reserve Bank of Australia e companhias aéreas com sede nos Estados Unidos também tiveram interrupções nos seus serviços online devido a problemas técnicos, desta vez nos serviços da Akamai.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.