O mercado de subscrições digitais vai valer 275 mil milhões de dólares em 2022, com várias categorias a destacarem-se nestes hábitos de compras à distância impulsionados pela pandemia, na capacidade de gerar receita. A Juniper Research, que apurou os dados, identifica três mercados como potencialmente mais rentáveis em 2022: compras de bens físicos, conteúdos de vídeos e música digital. Juntos, estes três verticais devem absorver 75% das receitas geradas este ano com serviços de subscrição.

Neste grupo, o maior destaque vai para a importância que as compras recorrentes ganharam no comércio online, uma tendência que outras pesquisas também sublinham, bem como vários atores do mercado, incluindo em Portugal. A Juniper acredita que, só a aquisição de bens de consumo, vai representar 45% das receitas de serviços de subscrição em 2022.

A consultora sublinha que as compras recorrentes deste tipo de bens têm impulsionado uma procura crescente de serviços de subscrição, à medida que os consumidores começaram a ver nesses serviços uma opção fiável para comprar bens essenciais ou medicamentos, durante a pandemia.

Pandemia mudou o comércio eletrónico em Portugal. O que ficou depois da tempestade?
Pandemia mudou o comércio eletrónico em Portugal. O que ficou depois da tempestade?
Ver artigo

A subscrição de serviços de vídeo em streaming, música ou jogos será outra das grandes fontes de receita neste mercado, representando quase dois quintos (39%) de tudo o que será gasto com estes serviços em 2022. A contribuir para este crescimento estará o sucesso crescente de novos tipos de dispositivos, como os altifalantes inteligentes e a oferta cada vez maior de serviços em streaming.

Para o crescimento destes serviços de subscrição a pesquisa também mostra que a diversidade de meios de pagamento disponíveis tem um papel fundamental. Nessa linha, a Juniper recomenda às empresas que trabalham nesta área, que adotem os meios de pagamento mais populares em cada país. Esta é uma forma de ajudar a eliminar barreiras à utilização dos serviços, que deve ser complementada com atenção e aposta também em novas formas de pagamento, como as soluções de open banking ou carteiras digitais.

No ano que agora terminou, a pesquisa da Juniper - Subscription Economy: Future Strategies & Market Forecasts 2022-2026 mostra que o mercado de serviços digitais de subscrição valeu 224 mil milhões de dólares.