Se já tentou aceder à pagina oficial do Instituto de Mobilidade e Transportes - www.imt-ip.pt - pode ter deparado com problemas de acesso. A situação persiste pelo menos desde o início desta tarde, altura em que o TeK verificou os problemas no acesso ao site.

Mas não é só a página oficial do IMT que regista problemas: também o endereço antigo - www.imtt.pt - não está a funcionar corretamente. Apesar de já não ser o endereço atual, o domínio continua a pertencer ao IMT e devia redirecionar para a página mais recente da entidade.

Mas neste caso há uma situação que se pode considerar anómala: os utilizadores são redirecionados para outras páginas online. Por mais do que uma vez o site remeteu a navegação online para um inquérito, enquanto numa outra vez surgiu uma página que convidava ao download do software ILIVID.

Na Internet as opiniões sobre o ILIVID dividem-se, mas o programa encaixa na categoria de adware: ainda que não instale malware na máquina do utilizador, instala vários programas que são depois difíceis de remover.

Apesar de o cenário de ataque informático poder ser uma possibilidade, do lado do IMT não existe qualquer confirmação neste ou noutro sentido - como a hipótese de ser causa de uma “simples” falha técnica por exemplo.

Rui Alves, do departamento, informático do IMT, confirmou ao TeK que existem de facto problemas na página online do organismo. No entanto não é ainda conhecida a causa do problema, pelo que também não é possível ao responsável apontar uma data para que o site fique de novo disponível.

O domínio imtt.pt caducou na semana passada, mas Rui Alves adiantou que a propriedade do domínio já foi renovada e pertence ao IMT.

O Instituto de Mobilidade e Transportes é a entidade responsável pela emissão das cartas de condução, entre outras responsabilidades. Em março a entidade tinha sido afetada por problemas informáticos que na altura condicionava a emissão de novas matrículas para veículos.

Rui da Rocha Ferreira