O site português Pordata foi distinguido pelas Nações Unidas, sendo o vencedor dos World Summit Awards - entregues a cada dois anos - na categoria e-Ciência e Tecnologia.



O Pordata é uma base de dados da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Reúne informação sobre Portugal relativa aos últimos 50 anos, em 14 áreas distintas.
O site foi lançado no início do ano passado e surge na sequência de dois projectos coordenados por António Barreto sobre A Situação Social em Portugal, publicados em 1996 e 2000.



A propósito da investigação que suportou o trabalho, o autor reuniu uma grande quantidade de informação estatística sobre a sociedade portuguesa, que no âmbito dos projectos publicou em livro. Conforme se explica no site, a receptividade às publicações excedeu todas as expectativas e fez perceber o interesse naquele tipo de dados por uma fatia larga da população.



Através do Pordata estão hoje disponíveis dados em áreas como: população, saúde, educação, emprego e condições de trabalho, produto, rendimentos e níveis de vida, habitação, justiça, cultura, segurança social, conforto e bem-estar, contas nacionais, função social do Estado, empresas e trabalhadores.



Logo na página inicial é possível ter acesso a indicadores estatísticos em tempo real, com dados sobre o número de nascimentos e óbitos do dia. O número total da população, o saldo migratório e a despesa pública com educação e saúde.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.