O site português Pordata foi distinguido pelas Nações Unidas, sendo o vencedor dos World Summit Awards - entregues a cada dois anos - na categoria e-Ciência e Tecnologia.
O Pordata é uma base de dados da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Reúne informação sobre Portugal relativa aos últimos 50 anos, em 14 áreas distintas.
O site foi lançado no início do ano passado e surge na sequência de dois projectos coordenados por António Barreto sobre A Situação Social em Portugal, publicados em 1996 e 2000.
A propósito da investigação que suportou o trabalho, o autor reuniu uma grande quantidade de informação estatística sobre a sociedade portuguesa, que no âmbito dos projectos publicou em livro. Conforme se explica no site, a receptividade às publicações excedeu todas as expectativas e fez perceber o interesse naquele tipo de dados por uma fatia larga da população.
Através do Pordata estão hoje disponíveis dados em áreas como: população, saúde, educação, emprego e condições de trabalho, produto, rendimentos e níveis de vida, habitação, justiça, cultura, segurança social, conforto e bem-estar, contas nacionais, função social do Estado, empresas e trabalhadores.
Logo na página inicial é possível ter acesso a indicadores estatísticos em tempo real, com dados sobre o número de nascimentos e óbitos do dia. O número total da população, o saldo migratório e a despesa pública com educação e saúde.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários