
Depois de terem dominado, de forma polémica, o download de conteúdos nos últimos anos, os sites peer-to-peer parecem estar a perder terreno. No seu lugar os internautas preferem recorrer aos serviços de alojamento de ficheiros.
Um Top 10 elaborado pela publicação TorrenFreak, com base nos dados da Google, mostra apenas dois sites P2P: o The Pirate Bay e o Torrentz, respetivamente na sexta e nona posições.
A lista é liderada pelo 4shared, com 2.500 milhões de páginas vistas por mês, e dela constam também outros "cyberlockers" - nome como é conhecido este tipo de serviços -, como o Megauplad, Mediafire, Filestube ou o Rapidshare.
Como refere o artigo, esta situação é totalmente distinta do verificado há cinco anos atrás quando a troca de ficheiros P2P através de BitTorrent liderava comodamente o "setor da partilha"
O abrandamento do acesso aos sites peer-to-peer estará, com certeza, ligado à perseguição de que estes serviços têm sido alvo, pelo facto de servirem na maior parte das vezes como recurso para o download ilegal de conteúdos.
Em janeiro deste ano, o jornal Le Figaro, citava um estudo da ComScore, para mostrar que os internautas franceses estavam a abandonar os sistemas P2P a favor de sites de alojamento, por forma a evitarem as consequências da Hadopi, lei que penaliza o download de ficheiros protegidos por direitos de autor, e que "vigia", maioritariamente, redes de partilha.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários