A NSA está novamente no centro da polémica depois de um funcionário de uma consultora contratada pela agência ter sido detido no seguimento de um alegado roubo de documentos confidenciais. Segundo escreve o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, as informações poderiam ser "excecionalmente prejudiciais" caso fossem publicadas.

O acusado é Harold Martin, um homem de 51 anos, natural de Maryland que trabalhava para a Booz Allen Hamilton, a consultora tecnológica que empregava Edward Snowden em 2013 quando este revelou ao mundo o programa de vigilância da NSA.

A detenção ocorreu no passado mês de agosto, pouco depois de várias ferramentas de hacking terem sido publicadas na internet pelo grupo Shadow Brokers com o qual tem sido associado. Diz a acusação, numa queixa submetida esta quarta-feira que, na altura da detenção, Martin foi encontrado com vários documentos confidenciais na sua posse.

"Estes seis documentos foram produzidos através de fontes, métodos e capacidades governamentais que são essenciais para uma larga variedade de questões de segurança nacional," escreve o Departamento de Justiça.

De acordo com o New York Times, o FBI está também a conduzir uma investigação para apurar se um dos materiais roubados está relacionado com linhas de código desenvolvidas para hackear redes russas, chinesas, iranianas e norte-coreanas.

Caso seja declarado culpado, Harold Martin enfrenta uma pena que pode ir até 10 anos de prisão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.