A Microsoft e a Sony anunciaram a celebração de uma parceria que vai permitir às duas empresas colaborar no desenvolvimento de novos serviços em cloud para o sector dos videojogos. Em comunicado, a gigante norte-americana escreve "que ambas as tecnológicas vão desenvolver, conjuntamente, novas soluções cloud com base no Microsoft Azure, de forma a sustentar os seus respetivos serviços de streaming de videojogos e outro tipo de conteúdos". Para o futuro, fica também decidido que os serviços de streaming de conteúdos da Sony serão suportados pela plataforma cloud da Microsoft.

"Este compromisso contempla a construção de melhores plataformas de desenvolvimentos para a comunidade de criadores de conteúdos", sublinha a Microsoft.  Por outras palavras, isto significa que a Sony e a Microsoft estão a aproximar-se, no segmento dos videojogos, o que pode trazer muitos benefícios aos jogadores e aos criadores. Embora ainda não tenha sido dito nada acerca do tema, esta parceria pode até potenciar o cross-play multiplataforma num futuro breve.

Xbox prepara plataforma de streaming de videojogos para concorrer com a Google
Xbox prepara plataforma de streaming de videojogos para concorrer com a Google
Ver artigo

No que ao negócio diz respeito, esta parceria também implica uma perda enorme para empresas fornecedoras de soluções cloud, como é o caso da Amazon e da Google, que não vão ter a oportunidade de alojar as soluções de gaming por streaming da Sony.

Recorde-se que a própria Google já tem um serviço proprietário neste segmento. Na verdade, o Stadia pode representar uma ameaça ao futuro do negócio de empresas como a Sony e a Microsoft, pelo que esta parceria pode fazer parte de uma estratégia para reforçar o seu posicionamento no mercado dos videojogos. Note que o Stadia vai conseguir transmitir jogos da cloud para o Google Chrome, o Chromecast e equipamentos Pixel, por exemplo.

A Sony já tem um serviço de streaming de videojogos, a que chamou PlayStation Now e que está disponível em Portugal. A Microsoft prometeu revelar detalhes acerca da sua versão ainda este ano, sendo que a E3 pode servir de palco a alguns anúncios relacionados com o tema.