Há várias análises de mercado que comprovam o sucesso do streaming na indústria da música dos EUA - no último outono, a tecnologia já era responsável por quase 75% das receitas geradas pelo sector - mas a última edição do IFPI Global Music Report atesta a dimensão global do fenómeno. De acordo com o estudo, as receitas geradas por streaming cresceu 34% em 2018, sendo que, no final, o valor correspondeu a 47% do bolo total gerado em todo o mundo.
Contas feitas, a indústria da música gerou cerca de 19,1 mil milhões de dólares em todo o mundo. Note que este valor contabiliza apenas o mercado da música gravada, pelo que os espetáculos não contam para a matemática.
O IFPI Global Music Report 2019 conta ainda que este segmento cresceu cerca de 10% em 2018, sendo que o saldo positivo se deveu, em muito, ao consumo por streaming. No entanto, a tecnologia provocou uma queda nas vendas físicas e digitais por download.
O sucesso do streaming está justificado com um crescimento nas modalidades pagas de subscrição que, em 2018, subiram 32,9%, comparativamente com o período homólogo. Em números concretos, a IFPI fala de 255 milhões de utilizadores pagantes no final do ano passado.
Mais importa relembrar que as vendas por streaming ultrapassaram as vendas por CD em 2015.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários