
Há várias análises de mercado que comprovam o sucesso do streaming na indústria da música dos EUA - no último outono, a tecnologia já era responsável por quase 75% das receitas geradas pelo sector - mas a última edição do IFPI Global Music Report atesta a dimensão global do fenómeno. De acordo com o estudo, as receitas geradas por streaming cresceu 34% em 2018, sendo que, no final, o valor correspondeu a 47% do bolo total gerado em todo o mundo.
Contas feitas, a indústria da música gerou cerca de 19,1 mil milhões de dólares em todo o mundo. Note que este valor contabiliza apenas o mercado da música gravada, pelo que os espetáculos não contam para a matemática.
O IFPI Global Music Report 2019 conta ainda que este segmento cresceu cerca de 10% em 2018, sendo que o saldo positivo se deveu, em muito, ao consumo por streaming. No entanto, a tecnologia provocou uma queda nas vendas físicas e digitais por download.
O sucesso do streaming está justificado com um crescimento nas modalidades pagas de subscrição que, em 2018, subiram 32,9%, comparativamente com o período homólogo. Em números concretos, a IFPI fala de 255 milhões de utilizadores pagantes no final do ano passado.
Mais importa relembrar que as vendas por streaming ultrapassaram as vendas por CD em 2015.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Assassin’s Creed Shadows representa fielmente o Japão Feudal? -
App do dia
Be Brave, Barb traz aventuras com plataformas e um cacto ansioso que precisa de ajuda -
Site do dia
Web Highlights é uma ferramenta de produtividade para sublinhar citações ou tomar notas online -
How to TEK
Já é possível controlar quanta memória RAM o Edge consome enquanto joga. Veja como
Comentários