(Atualizada) Começa hoje o período de "sunrise" que permite às empresas e pessoas individuais registar domínios em .pt com base em nomes e marcas já registadas, antecipando a liberalização dos registos prevista para maio.

Luísa Lopes Gueifão, diretora de registo de domínios .pt, adiantou ao TeK que é esperado um aumento de afluência aos registos nestes dias, mas que uma "corrida" aos domínios só deverá acontecer a partir de 1 de maio, com a liberalização das regras.

Para já as empresas e indivíduos devem basear os registos em direitos constituídos, como nomes de titulares, nomes de estabelecimentos, logotipos, nomes artísticos e profissionais, ou em marcas registadas, que agora podem ser mistas ou verbais, ou em nomes de publicações.

As regras são claras no site do DNS.pt onde as estatísticas indicam que hoje já foram registados, até à hora de publicação deste artigo, 243 domínios, e que na última semana o número ascendeu a 1.378.

A partir de 1 de maio entram em vigor as novas regras de liberalização do registo, dispensando os proponentes de fazer prova de que são proprietários de uma marca ou denominação de empresa. Todo o processo de registo decorre online e fica efetivo a partir do pagamento da taxa, que se mantém a mesma, apesar da FCCN admitir uma redução de custos, mas apenas se o número de registos crescer 25%.

Hoje ainda deixam de estar disponíveis algumas sub hierarquias de domínios em .pt que nunca tiveram muito sucesso. Assim deixa de ser possível fazer registos em net.pt, .int.pt, .publ.pt e .nome.pt, que em conjunto terão pouco mais de 800 registos.

A FCCN garantiu que vai contactar os donos dos domínios registados nestas sub hierarquias para lhes propor a mudança para .pt ou .com.pt mas a diretora do serviço admitiu ao TeK que ainda não foram iniciados esses contactos. "Iremos aguardar o desenvolvimento destas regras e a adesão dos titulares às mesmas para aferir o que fazer", explicou.

[Atualização a 2-3-2012 às 12:11] Luísa Lopes Gueifão confirmou ao TeK que no primeiro dia do período de sunrise o número de registos criados foi muito grande e que hoje se regista a mesma tendência, como pode ser verificado na área de estatísticas do DNS.pt.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação e com maior precisão sobre as regras de registo no período de "sunrise"