O Facebook anunciou esta quinta-feira a introdução de suporte para chaves físicas de segurança que vão poder autenticar entradas e bloqueios na sua página pessoal.

Na prática, estas chaves vão funcionar num sistema de autenticação a dois passos em que os sistemas requerem a validação de duas variáveis para aceitar o login em dada conta. Em caso de roubo de passwords, este mecanismo pode ser solicitado ao utilizador para verificar com certezas de que se trata efetivamente do legítimo dono da conta.

Quando pedida, a chave, USB, deve ser inserida no computador ou emparelhada com o smartphone, via NFC.

De acordo com um dos engenheiros responsáveis pelo departamento de segurança da rede social, o objetivo desta introdução foi fornecer a plataforma com um novo método de autenticação. "Estamos apenas a providenciar aos utilizadores uma diversidade de ferramentas para que todos possam encontrar aquela que é mais adequada para si", escreveu Brad Hill em comentário ao The Verge.

O Facebook é a primeira das grandes plataformas a introduzir suporte para NFC, mas, nesta primeira fase, a utilização desta tecnologia com a rede social ainda é pouco prática uma vez que a integração está apenas disponível para Android e através do site móvel, em vez da aplicação.

No futuro, a articulação dos protocolos de segurança do Facebook podem expandir-se não só a outros objetos como a outras tecnologias. "Estamos ansiosos por introduzir outros métodos, como o Bluetooth", disse Hill.