Depois de ter lançado em março o Student Keep, o movimento tech4COVID19 volta a querer ajudar as famílias a adaptarem-se à nova realidade de ensino. A nova plataforma Teachers4Covid disponibiliza explicações online gratuitas aos filhos de todos os que lutam diariamente contra a pandemia. Atualmente estão já a ser ajudados mais de 180 alunos do 1º ao 12º anos de escolaridade.

"Este movimento destina-se a todos os profissionais que se encontram envolvidos no combate à COVID-19 e que se vejam impedidos de prestar o normal acompanhamento aos estudos dos seus filhos", lê-se na plataforma. Deste grupo de colaboradores fazem parte profissionais de saúde, forças de segurança ou bombeiros, mas também trabalhadores de super e hipermercados ou operários em fábricas de setores essenciais.

Telescola: Conheça a plataforma e app para acompanhar as aulas no PC, smartphone ou na TV
Telescola: Conheça a plataforma e app para acompanhar as aulas no PC, smartphone ou na TV
Ver artigo

Para se candidatarem a este apoio, os encarregados de educação terão de se registar no site e preencher os dados da criança ou jovem que precisa de apoio. Nas 48 horas seguintes será proposto um voluntário, que irá acompanhar de forma online o estudante. Com o objetivo de selecionar a melhor opção para cada caso, "este processo é mediado pela equipa de voluntários do Teachers4Covid", explica o movimento no comunicado.

Teachers4COVID

Para que isso seja possível, a iniciativa conta já com 500 voluntários, entre professores, explicadores e estudantes universitários. Caso queira participar neste movimento também terá de submeter um registo, mas neste caso enquanto explicador. Depois, é esperar que lhe seja atribuído um aluno, consoante as disciplinas e níveis de ensino em que pretende ajudar.

OCDE: Portugal é o país com mais projetos "inovadores" para combater a COVID-19
OCDE: Portugal é o país com mais projetos "inovadores" para combater a COVID-19
Ver artigo

No comunicado divulgado, Luís Pereira de Almeida, responsável do projeto e também da startup PupilUp, mostra-se ciente das "mudanças significativas" no ensino. "Com isso em mente, lançámos este movimento solidário como forma de agradecimento a todos aqueles que mantiveram o país a funcionar", explica.

Desde o primeiro momento que esta iniciativa contou com apoio da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Enfermeiros, que salientaram a importância desta medida para acompanhar os alunos. Até ao momento com 40 projetos de apoio em curso, o movimento tech4COVID19 quer encontrar soluções tecnológicas para ajudar o país na luta contra a COVID-19.