Ao longo da pandemia de COVID-19 têm sido várias as soluções para os alunos e professores portugueses, que se viram obrigados a um ensino à distância. Agora é a vez da startup portuguesa Teckies disponibilizar aulas virtuais para as escolas, com o objetivo de os alunos conseguirem aprender mais sobre programação.

O RoboGarden já tinha sido disponibilizado para o público em geral em março, mas através da plataforma, os professores podem agora reunir os alunos em salas virtuais. Às escolas é dada a possibilidade de adquirirem uma licença que permite aos alunos do 1º ao 12º anos aprenderem a programar do zero.

Esta proposta permite, de forma individual e ao seu ritmo, que os alunos aprendam sobre programação, respondendo a desafios em diferentes níveis. Apesar de ser uma ferramenta de aprendizagem autónoma, que pode ser acedida a qualquer momento pelos estudantes a partir de casa, os professores podem acompanhar o processo. Os profissionais têm assim a possibilidade de orientar as diversas tarefas dos estudantes.

Em comunicado, Patrick Götz, fundador da Teckies, assume que, com esta pandemia, "tecnologias e hábitos que se pensavam ainda distantes, como aulas online para o ensino regular, foram rapidamente introduzidos nas nossas vidas". E, com esta plataforma, que integra componentes de gaming e diversão, "as escolas podem dar um passo importante nessa formação", garante.

Telescola: Conheça a plataforma e app para acompanhar as aulas no PC, smartphone ou na TV
Telescola: Conheça a plataforma e app para acompanhar as aulas no PC, smartphone ou na TV
Ver artigo

Com imagens coloridas, a plataforma permite aos alunos aprenderem três tipos de linguagem, desde programação por blocos, utilizando o Blockly (um formato de programação desenvolvido pela Google), JavaScript e Python. Não é necessária experiência ou conhecimentos na área para poder utilizar o RoboGarden, numa fase inicial, e se necessário, a Teckies dará formação aos professores.

O RoboGarden é uma solução criada pela empresa canadiana Micro Engineering Technology Inc., que tem a Teckies como parceiro exclusivo em Portugal.

Com o país a ter sido destacado pela OCDE pelo número de soluções desenvolvidas para combater a COVID-19, também o movimento Tech4Covid apresentou recentemente uma plataforma que quer ajudar os alunos portugueses. O site Teachers4Covid disponibiliza explicações online gratuitas aos filhos de todos os que lutam diariamente contra a pandemia.