À medida que as ferramentas com inteligência artificial generativa continuam a ganhar popularidade, o TikTok está a desenvolver uma nova forma funcionalidade que permite aos criadores alertar mais facilmente para a presença de conteúdo gerado através desta tecnologia na rede social.

Através do Twitter (agora X), Matt Navarra, consultor da área das redes sociais, dá conta de uma nova funcionalidade no TikTok para conteúdo gerado por IA que surge entre as opções disponibilizadas pela plataforma quando é feito o upload de um vídeo.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Nas imagens partilhadas é possível ver que o TikTok realça que, segundo as suas políticas, os utilizadores devem indicar se foi utilizada IA para gerar vídeos que retratam cenas ou cenários realistas.

A empresa indica também que as etiquetas colocadas nestes tipos de vídeos ajudam quem usa a rede social a diferenciar entre conteúdo real e ficcional.

Instagram está a preparar etiquetas para ajudar a identificar conteúdo gerado por IA generativa
Instagram está a preparar etiquetas para ajudar a identificar conteúdo gerado por IA generativa
Ver artigo

“O TikTok pode remover conteúdo gerado por IA que não esteja identificado”, afirma a plataforma. Como avança o website The Verge, a funcionalidade parece estar a ser implementada de forma faseada.

Recorde-se que, ainda esta semana, surgiram rumores que apontam para a possibilidade de o Instagram estar a preparar etiquetas para ajudar a identificar conteúdo gerado por IA generativa.