Segundo novos rumores, o Instagram estará a desenvolver uma nova etiqueta concebida para ajudar os utilizadores a identificarem conteúdos criados ou modificados por inteligência artificial generativa.

De acordo com dados avançados pelo developer e “informador” Alessandro Paluzzi no Twitter (agora X), a etiqueta dará a conhecer se os criadores das publicações utilizaram IA para criar o conteúdo apresentado.

Instagram está a preparar etiquetas para ajudar a identificar conteúdo gerado por IA generativa
Alessandro Paluzzi (via Twitter/X)

Como é possível ver na imagem partilhada pelo “informador”, a etiqueta inclui uma breve explicação sobre o que é a tecnologia de IA generativa, assim como uma ligação onde os utilizadores poderão ver mais sobre como a Meta pode ajudar a compreender como a IA funciona nos seus produtos.

Para lá do foco no metaverso, a empresa liderada por Mark Zuckerberg também tem feito grandes investimentos em IA. Ainda na semana passada, a tecnológica, em colaboração com a Microsoft, lançou a mais recente geração do seu modelo de IA, o Llama 2. Dias antes, a empresa revelou o CM3leon, uma solução de IA generativa que transforma texto em imagens.

Clique nas imagens para ver mais sobre as criações do CM3leon 

Em abril, durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa para o primeiro trimestre do ano, Mark Zuckerberg deu a conhecer que a Meta estava empenhada na sua estratégia em torno da IA.

Zuckerberg vê avanços recentes na IA como oportunidade e quer apresentar “agentes” a milhões de pessoas
Zuckerberg vê avanços recentes na IA como oportunidade e quer apresentar “agentes” a milhões de pessoas
Ver artigo

Para o responsável, os avanços recentes da tecnologia eram uma “oportunidade para apresentar agentes de IA a milhares de milhões de pessoas de diferentes formas úteis e significativas”.

Mais recentemente, surgiram novos dados que indicam que o lançamento destes agentes de IA pode estar próximo. Como avança o Financial Times, esta será uma funcionalidade com chatbots integrada nas plataformas na empresa que poderá chegar já no próximo mês.