A Comissão Europeia anunciou na semana passada a suspensão da utilização da aplicação TikTok nos dispositivos profissionais do seu pessoal, com o objetivo de proteger o executivo comunitário de ameaças à cibersegurança, tendo agora os funcionários até dia 15 de março para a desinstalar.

"Gostaria de enfatizar o quanto ficámos surpreendidos [com a decisão], foi completamente inesperado, tendo em conta que o nosso CEO [presidente executivo] esteve em Bruxelas apenas há algumas semanas [em janeiro], reunindo-se com todos os comissários relevantes e ninguém levantou qualquer preocupação sobre a cibersegurança ou riscos de privacidade", afirmou Giacomo Lev Manheimer.

O responsável pelas relações com o governo e políticas públicas para o sul da Europa do TikTok salienta que logo que a Comissão anunciou a decisão, em 23 de fevereiro, o TikTok pediu uma reunião. "Mas ainda não recebemos uma resposta", diz, considerando que é tudo "um bocado estranho" uma vez que a rede social "não sabe qual é a razão exata" para esta decisão ter sido tomada.

Apesar de a Comissão Europeia ter dito que tinha a ver com a salvaguarda da cibersegurança, "não disse especificamente qual é o problema", salienta Giacomo Lev Manheimer.

O que torna as coisas "muito complicadas para nós uma vez que eles não se reuniram connosco antes de tomar a decisão e nós nem sequer sabemos o que levou à decisão", o que torna "impossível que possamos dizer que vamos resolver isto ou aquilo", explica o responsável do TikTok.

Trata-se de uma "situação estranha", mas "continuaremos a estar disponíveis para nos reunirmos e resolver qualquer questão que possam ter", assegura.

Giacomo Lev Manheimer recorda que o CEO do TikTok, que é detida pela chinesa ByteDance, esteve reunido com os comissários europeus e o que lhe foi dito foi que enquanto a plataforma respeitasse as regras europeias o seu negócio "era bem-vindo na Europa".

Aliás, "esta foi a mensagem que nos foi repetida várias vezes e concordámos com isso" e, "sim, estamos a aplicar as regras" europeias e "também mostrámos o nosso avanço" na implementação do Digital Services Act (DSA) - Lei dos Serviços Digitais, prossegue.

TikTok: Bruxelas proíbe app nos smartphones dos funcionários. Rede social quer pôr tudo em “pratos limpos”
TikTok: Bruxelas proíbe app nos smartphones dos funcionários. Rede social quer pôr tudo em “pratos limpos”
Ver artigo

"E é claro que consideramos a conformidade com as regras e a segurança como nossa principal prioridade" e, de facto, respeitar as regras como um pré-requisito para fazer negócio na Europa foi a abordagem "com a qual concordámos", pelo que a decisão europeia "está fora de qualquer regra".

Giacomo Lev Manheimer insiste que "não há um processo claro" pois a aplicação nem sabe "a razão por trás da decisão".

A posição da Comissão Europeia acontece depois de os Estados Unidos terem feito algo semelhante ao TikTok, mas o responsável destaca as diferenças entre os dois blocos, nomeadamente pelo facto de o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) só existir na Europa.

"Sempre colocámos a segurança dos nossos utilizadores como prioridade", defende, apontando as várias equipas de milhares de pessoas que trabalham nesta área e estudos independentes de terceiras partes "que mostram o quão seguro e quão altos são os padrões de segurança do TikTok".

Além disso, "sempre fomos muito claros sobre onde estão os dados dos utilizadores e de todos os protocolos e salvaguardas para garantir o rigoroso acesso" dos dados em todo o mundo, acrescenta, referindo que o TikTok é uma "empresa global" que também tem funcionários na China como no Brasil, África do Sul ou Europa, entre outros.

"O que é importante não é a geografia", mas sim a "metodologia e os processos que temos dentro da empresa e essas metodologias cumprem totalmente e são compatíveis com o RGPD e todas as regras", assegura.

Giacomo Lev Manheimer manifesta-se "bastante confiante" que em breve o TikTok terá a possibilidade de "explicar" a sua posição sobre qualquer problema que a Comissão Europeia possa ter e que haverá um "resultado positivo".

O TikTok compreende que é "normal" que haja preocupações com a cibersegurança, um tema que está na ordem do dia. "Estamos absolutamente confiantes que assim que tivermos a possibilidade de abordar estas questões iremos abordá-las", sublinha.

No entanto, considera todo este processo "incrivelmente estranho" e que até nem parece europeu, já que não foram avisados pela Comissão Europeia da decisão. "Temos uma decisão unilateral sem qualquer possibilidade de envolvimento", afirma.

TikTok expande capacidade de armazenamento de dados na Europa
TikTok expande capacidade de armazenamento de dados na Europa
Ver artigo

Sobre o impacto desta decisão no negócio, o responsável refere que os utilizadores da rede social "geralmente sabem melhor do que as instituições o quão segura é a plataforma". Por isso, "espero que isso não tenha impacto nos nossos utilizadores, que são ainda o mais importante para nós", diz.

O TikTok vai abrir três centros de dados na Europa até final do ano: "Isto demonstra o nosso compromisso com a proteção de dados dentro da União Europeia", remata.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.