A Câmara dos Representantes, nos Estados Unidos, baniu a utilização do TikTik nos dispositivos de qualquer funcionário daquele organismo. A ordem indica que nenhum funcionário da instituição pode descarregar a aplicação detida pela chinesa ByteDance e que, quem já a usa, deve apagá-la dos equipamentos de utilização profissional.
A medida aprovada na terça-feira parece ser mais um passo para uma próxima decisão de alargar a proibição do uso do TikTok a nível nacional, referem já vários meios locais. Na nota publicada explica-se que a decisão foi tomada devido aos riscos de segurança que a app representa.
A decisão da Câmara dos Representantes segue-se a uma decisão semelhante do Senado e a várias proibições no mesmo sentido em alguns Estados, que afetam as várias entidades públicas na sua dependência. Em meados de dezembro, 11 Estados norte-americanos já tinham proibido a utilização da rede social, em dispositivos de uso profissional ligados às suas redes.
Nos últimos meses, o TikTok tem estado debaixo de fogo nos Estados Unidos. Primeiro foi a revelação de que os dados dos utilizadores nos Estados Unidos eram acedidos na China por funcionários da empresa. Em novembro, o diretor do FBI veio alertar que o risco de a informação gerida pela rede social estar sujeita ao escrutínio do Governo chinês era real. O responsável defendeu que o Governo de Pequim pode usar a sua influência para obrigar a empresa a partilhar informações pessoais dos utilizadores.
O TikTok é um fenómeno de popularidade apoiado num algoritmo super eficaz de apresentação de conteúdos, que ao longo dos anos tem também permitido transformar a empresa numa das plataformas sociais mais rentáveis do mundo. Em 2021 terá gerado receitas de 4,6 mil milhões de dólares, num crescimento de 142%, face ao ano anterior.
Um estudo recente do Pew Research Center confirma também a influência crescente da rede social em esferas diferentes daquelas que a popularizaram, como os vídeos engraçados de curta duração. Nos Estados Unidos, e apenas em dois anos, a percentagem de adultos que afirmam usar a rede social para acompanhar a atualidade e procurar notícias mais do que triplicou, passando de 3% para 10%.
O TikTok soma neste momento mais de 1,3 mil milhões de utilizadores. Utilizadores ativos diariamente são já 600 milhões e mensalmente mil milhões.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários