Desde o terramoto no Japão na última sexta-feira foram criadas 1,7 milhões de páginas fraudulentas e registados 50 domínios falsos, de acordo com a contagem da Kaspersky.
As moradas visam tirar partido da tragédia, recolhendo dados de internautas dispostos a fazer donativos às vítimas do terramoto, através das muitas campanhas de solidariedade divulgadas na Internet. Algumas falsas.
A empresa de segurança também detectou dois exploits - códigos maliciosos que tiram partido de vulnerabilidades de software - alojados num "popular domínio", como descreve a Kaspersky, que distribui falsos antivírus e instala aplicações maliciosas.
Para quem pretende participar em campanhas de solidariedade a empresa deixa alguns conselhos, que devem ser seguidos para evitar surpresas. Uma regra básica será a de confirmar o destinatário do donativo.
Antes de disponibilizar informação pessoal ou financeira convém ainda ler a política de privacidade do site onde vai fazê-lo, para saber que destino terão os dados que está a introduzir. É também boa prática usar um cartão de crédito com plafond baixo para este tipo de operações.
Em destaque
-
Multimédia
Próxima versão do Optimus da Tesla vai parecer um "humano a vestir um fato de robot" -
App do dia
Pudgy Penguins é o novo jogo de competição battle royale sem violência. A diversão está garantida -
Site do dia
X-Design é um canivete suíço de ferramentas de edição de imagem com IA -
How to TEK
WhatsApp: Partilhe o estado de espírito através de uma grelha com fotos divertidas
Comentários