O Twitter abriu as inscrições para o Twitter Fiction Festival, que tal como o nome indica, que é um concurso de histórias de ficção. A particularidade está no facto de as histórias serem contadas durante o período do festival e dentro da plataforma online.

A rede de microblogues quer aproveitar a criatividade dos utilizadores e lançou o desafio. As histórias ficcionais devem ser contadas com os recursos que a plataforma disponibiliza atualmente. O enredo pode ser contado em Tweets, em Twitter Chat e pode usar-se mais do que um perfil para contar a história. Os autores podem ainda abrir as ficções à participação dos utilizadores a nível mundial.

"O Twitter é um sítio para contar histórias. Muitas vezes essas histórias são sobre notícias, política, ou talvez desportos ou música, mas acontece que o Twitter também é um grande sítio para contar histórias de ficção", pode ler-se no blog oficial da empresa.

O festival decorre entre 28 de novembro e 2 de dezembro, e esta será a janela de tempo que os participantes terão para construir as narrativas. Mas deste tempo, tanto podem usar os cinco dias como apenas uma hora.

O primeiro passo é preencher o formulário de participação onde são pedidos alguns dados pessoais e uma primeira ideia de qual vai ser a história e de como vai ser desenvolvida. As histórias passam depois por um processo de seleção e os autores com direito a participação serão divulgados no dia 19 de novembro.

A plataforma social já criou a hashtag #twitterfiction que ajudará os interessados a encontrarem mais informação sobre o festival nos próximos tempos e permitirá a troca de ideias entre participantes. A mesma hashtag será usada para identificar os tweets que estão a ser feitos em jeito de história durante os dias do festival.

Resta saber como a ficção literária se adapta ao meio universal e à linguagem limitada da rede social. Por dia são trocados quase 400 milhões de tweets na rede social o que equivale a cerca de 80 mil livros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico