A rede social Twitter foi a grande vencedora da 13ª edição dos Webby Awards, arrecadando o prémio na categoria de revelação do ano.

Biz Stone, o co-fundador do serviço de microblog, receberá o prémio numa festa marcada para 8 de Junho em Nova Iorque.

O Twitter junta-se assim ao conjunto de galardoados com os chamados “Óscares da Internet” em categoria idêntica, do qual já fazem parte o YouTube, distinguido em 2008, o MySpace, em 2006, e o Flickr, em 2005.

Entre os premiados está também o vocalista dos Nine Inch Nails, Trent Reznor, na categoria de melhor artista, por ter “usado o poder da Internet para partilhar a música e as suas paixões de uma forma inovadora”, refere uma nota da organização.

Os outros quatro Weeby especiais foram para personalidades ligadas à televisão, nomeadamente : Jimmy Falon, apresentador do "Late Night with Jimmy Fallon", considerado a personalidade do ano.

A comediante Sarah Silverman arrecadou o galardão de melhor actriz, enquanto Lisa Kudrow foi distinguida na categoria de melhor performance em comédia. Seth MacFarlane, arrecadou o prémio de personalidade do ano em filme e vídeo, com o projeto “Cavalcade of Cartoon Comedy”, que consistia na produção de animações curtas para a Internet patrocinadas por marcas.

O jornal The New York Times, que ganhou nas categorias “Best Copy/Writing” e “Best Pratices”, o Flickr, em “Best Community”, e o Ted.com em “Best use of Video ou Moving Image” são outros nomes conhecidos que constam da longa lista de vencedores da mais recente edição dos Webby.