A relação de Elon Musk com a imprensa nem sempre foi a mais tranquila, sobretudo depois de ter assumido a liderança do Twitter. Depois de ter avançado com despedimentos no departamento de comunicação da empresa, o empresário anunciou uma “novidade” para quem tentar contactar a divisão de imprensa da rede social por email.

Quem tentar enviar um email para o endereço press@twitter.com receberá automaticamente um emoji de cocó. Vários utilizadores decidiram experimentar enviar um email para ver se era mesmo verdade e mostram que sim em respostas à publicação de Elon Musk. O SAPO TEK também experimentou e pode ver o resultado na imagem que se segue.

Twitter | Resposta automática - email imprensa

Não é claro se esta mudança é permanente. Esta não é a primeira vez que sobem as tensões entre Elon Musk e a imprensa. Ainda em dezembro do ano passado, depois de ter sido implementada uma nova política anti-doxxing na rede social, as contas de vários jornalistas foram suspensas.

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Alguns dos jornalistas em questão tinham escrito sobre a decisão do Twitter de suspender uma conta que seguia as viagens do jato particular de Elon Musk. Embora a rede social não tenha indicado os motivos que levaram à suspensão das contas, Elon Musk, defendeu que “as mesmas regras sobre doxxing aplicam-se a ‘jornalistas’ tal como a todos os outros utilizadores”.

Na altura, Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia, considerou a decisão "preocupante" e lembrou que há "linhas vermelhas", ameaçando Elon Musk com "sanções, em breve", numa mensagem no Twitter.

A medida tinha também merecido críticas, acerca do controlo da liberdade de expressão e de imprensa, por parte de membros dos governos alemão e francês. As contas de jornalistas que tinham sido bloqueadas acabaram por ser reativadas.

A postura da rede social perante questões como a desinformação online também tem sido criticada, incluindo pela Comissão Europeia. Em fevereiro, gigantes tecnológicas como Google, Meta, Microsoft, TikTok e Twitter, que assinaram uma versão atualizada do Código de Conduta contra a desinformação na União Europeia, deram a conhecer os resultados das medidas que têm vindo a tomar para combater o fenómeno,

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O Twitter destacou-se pela negativa, com  Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia a afirmar que estava "desiludida" por ver o quão atrasada estava a rede social em relação a outras plataformas. De acordo com o executivo comunitário, o relatório apresentado pela empresa não tinha dados suficientes, nem informação relativa à forma como pretendia cumprir os compromissos feitos para dar mais poder à comunidade de fact-checking.