Em 2022, gigantes tecnológicas como Google, Meta, Microsoft, TikTok e Twitter assinaram uma versão atualizada do Código de Conduta contra a desinformação na União Europeia. Agora, os signatários vão poder demonstrar as medidas que estão a colocar em prática, e os resultados das mesmas, numa nova plataforma online. Mas nem todas as plataformas estão a tomar medidas a que se comprometeram e o Twitter destaca-se pela negativa.

Věra Jourová, Vice-Presidente da Comissão Europeia, começa por realçar que a publicação dos primeiros relatórios relativos à versão atualizada do Código de Conduta no novo novo Centro de Transparência  “é um marco importante na luta contra a desinformação”.

Věra Jourová nota, no entanto, que há ainda muito trabalho a fazer para assegurar o acesso dos investigadores à informação. “É necessária mais transparência e não podemos depender somente das plataformas online para informação de qualidade”, sublinha, acrescentando que as mesmas plataformas precisam de verificação independente.

“Estou desiludida por ver o quão atrasado está o Twitter em relação a outras plataformas e espero um maior compromisso relativamente às suas obrigações", afirma a Vice-Presidente da Comissão Europeia.

Embora todos os signatários tenham apresentado os seus relatórios atempadamente, utilizando modelos semelhantes para dar conta do que têm vindo a fazer, o mesmo não se aplica ao Twitter.

Segundo o executivo comunitário, o relatório apresentado pela empresa, liderada desde outubro do ano passado por Elon Musk, não tem dados suficientes, nem informação relativa à forma como pretende cumprir os compromissos feitos para dar mais poder à comunidade de fact-checking.

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Nas palavras de Věra Jourová, a Rússia está a levar a cabo uma grande campanha de desinformação acerca da guerra na Ucrânia: motivo pelo qual as plataformas têm de “estar à altura das suas responsabilidades”.

De acordo com dados partilhados pela Comissão Europeia, na luta contra as fake news acerca do conflito na Ucrânia, a Google bloqueou mais de 800 canais de YouTube e mais de 4 milhões de vídeos desde o início da guerra a 24 de fevereiro de 2022.

As medidas tomadas pela Microsoft impediram cerca de 25.000 propostas de anunciantes, com 2.328 domínios a serem removidos. Já do lado do TikTok, entre os meses de outubro e dezembro de 2022, 90 vídeos foram fact-checked e, desse conjunto, 29 foram removidos.

A Comissão Europeia explica que o novo Centro de Transparência vai assegurar uma maior visibilidade dos esforços feitos pelas empresas e entidades na luta contra a desinformação online.

Outro dos grandes objetivos passa por assegurar a implementação dos compromissos feitos no  Código de Conduta contra a desinformação, disponibilizando um repositório único ao qual cidadãos, investigadores e organizações sem fins lucrativos podem aceder e descarregar informação.

Agora, os signatários do Código de Conduta contra a desinformação terão de submeter novos relatórios até julho, detalhando as medidas tomadas e resultados obtidos ao longo de seis meses.