Desde o dia 20 de abril que o Twitter começou a retirar os selos azuis de verificação às contas que não pagam pelo seu serviço de subscrição. A medida afetou múltiplas contas, sobretudo de figuras conhecidas do público, no entanto, durante este último fim de semana, a rede social restabeleceu os selos azuis de contas com grandes números de seguidores mesmo que não tivessem pago por uma subscrição do Twitter Blue. 

A imprensa internacional avança que várias contas que se enquadram nesta categoria, com mais de um milhão de seguidores, voltaram a ter o selo azul. O mesmo sucedeu até em algumas contas de figuras públicas que já faleceram, como as de Kobe Bryant, Chadwick Boseman ou Anthony Bourdain.

Ao clicar no selo azul das contas que o voltaram a ter, surge a mensagem “Esta conta é verificada, porque é assinante do Twitter Blue e verificou o seu número de telefone”. Porém, figuras como Neil Gaiman, Riyad Maharez, Lil Nas X, Janel Parrish Long e Richard Osman, revelam na rede social que não pagaram por uma assinatura do Twitter Blue.

Depois de 20 de abril, contas verificadas no Twitter só com subscrição paga
Depois de 20 de abril, contas verificadas no Twitter só com subscrição paga
Ver artigo

Para já não existem certezas quanto ao número de contas que recuperaram os famosos selos azuis desta forma. Anteriormente, o próprio Elon Musk tinha indicado que estava a pagar pessoalmente uma assinatura no Twitter Blue a Lebron James, a Stephen King e a William Shatner.

Ainda em março, o jornal The New York Times avançou que a rede social estaria a planear dar um selo azul gratuito às 10.000 marcas e empresas que anteriormente já contavam com verificação na plataforma. Recorde-se que para utilizadores empresariais, o selo de verificação pode agora custar cerca de 1.000 dólares por mês.