As empresas que são assinaladas com o símbolo de verificação a dourado deverão ter que começar a pagar 1.000 dólares mensais pela respetiva subscrição do serviço. Esta será a nova forma de capitalização das famosas marcas de verificação, depois do Twitter ter expandido o serviço Blue a outros países, incluindo Portugal. Neste caso, as contas Blue, além da verificação azul, permite submeter vídeos até 1 hora de duração, com uma resolução de 1080p. Estes contam ainda com prioridade nos comentários, experimentar o botão de edição dos tweets e ainda aceder a um modo de leitura.

A nova subscrição da verificação dourada para as empresas foi avançada pelo consultor e analisa de social media, Matt Navarra, reportado pelo Business Insider. Ainda não se sabe quando é que as empresas que têm o símbolo dourado vão perdê-lo do seu perfil, sem a subscrição, mas a informação do pagamento de 1.000 dólares está a ser partilhada com quem se candidata a obter a verificação empresarial.

Atualmente, uma empresa verificada permite colocar uma versão mais pequena do seu logotipo com um endereço de páginas associadas ao seu negócio, junto à marca dourada. Além dos 1.000 dólares mensais cobrados às contas empresariais, existe ainda planos para o Twitter cobrar mais 50 dólares por cada conta afiliada à organização, avança o The Information.

Twitter tem uma nova estratégia para recuperar anunciantes e aumentar receitas de publicidade
Twitter tem uma nova estratégia para recuperar anunciantes e aumentar receitas de publicidade
Ver artigo

Esta parece ser mais uma medida para manter as contas saudáveis da rede social, desde que Elon Musk assumiu o controlo da empresa. Ainda em janeiro o Twitter lançou uma campanha de angariação de publicidade, em que a rede social se propõe a igualar até 250.000 dólares o investimento dos anunciantes em campanhas publicitárias na plataforma. Ou seja, os interessantes podem, até ao dia 28 de fevereiro, lançar as suas campanhas com um valor de 500.000 dólares e apenas pagar metade.

Segundo Matt Navarra, o logotipo dourado inclui também o “boosting” de tweets, que permite aumentar o alcance da audiência e a distribuição da organização e afiliados sempre que partilha uma mensagem.

De notar que recentemente Elon Musk disse que as antigas contas verificadas (azuis), as chamadas Legacy, vão ser removidas nos próximos meses, por estar “profundamente corrompidas”. O serviço Blue passará a ser a única forma de ter uma conta verificada no Twiter.