O Twitter vai começar a testar uma nova funcionalidade que dá os utilizadores a possibilidade de reportarem publicações que possam conter informações falsas ou enganadoras. Numa fase inicial a funcionalidade estará apenas disponível para utilizadores nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul.

A empresa liderada por Jack Dorsey explica que o teste limitado da funcionalidade permitirá verificar se esta é, ou não, uma forma eficaz de lidar com o problema de desinformação online.

A rede social admite que poderá não conseguir dar conta de todos os pedidos de utilizadores durante a experiência, mas afirma que o feedback será útil para ajudá-la a identificar tendências de modo a melhorar a velocidade e eficácia das suas medidas contra a desinformação.

Assim, através da funcionalidade, os utilizadores que cliquem no botão “Reportar Tweet” vão deparar-se com uma nova opção que permite sinalizar publicações com informações falsas ou enganadoras. De seguida, poderão escolher a temática em que o Tweet se enquadra, como política, saúde ou outros tópicos.

No caso dos Tweets que se enquadrem na categoria de política será possível especificar-se a publicação está relacionada com eleições. Já no caso dos Tweets sobre saúde, os utilizadores poderão indicar se estão especificamente relacionados com a pandemia de COVID-19.

Twitter está a desenvolver um novo sistema de verificação para combater a desinformação online
Twitter está a desenvolver um novo sistema de verificação para combater a desinformação online
Ver artigo

Ao longo dos últimos anos o Twitter tem vindo a tomar uma série de medidas relativamente à desinformação online. Recorde-se que, de acordo com uma recente descoberta feita pela conhecida investigadora e blogger da área da tecnologia, Jane Manchun Wong, a rede social poderá apostar num novo sistema de verificação de informação com avisos para reforçar a sua estratégia.

Não é claro quando é que o Twitter lançará o novo sistema de verificação de informação. No entanto, Yoel Roth, responsável pelo departamento de integridade do Twitter retweetou a publicação original de Jane Manchun Wong, indicando que a plataforma estaria a trabalhar na funcionalidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.