A TYMR é uma rede social pensada por portugueses e que quer crescer no mercado mundial da descoberta e promoção de eventos. A empresa está agora a concurso para subir ao palco na quinta edição do WEBIT Congress, feira internacional de tecnologia que vai decorrer na Turquia em novembro.

A equipa lusa ocupa no momento de publicação do artigo a segunda posição das startups mais votadas - é preciso estar nas dez primeiras posições até 2 de setembro para ser elegível para a apresentação no palco a clientes e investidores. Já ocupou a primeira posição, mas "arranjar votos em agosto é complicado", confidenciou em conversa com o TeK o diretor executivo da rede social, Francisco Costa.

O caminho até aqui já foi uma vitória, tendo a TYMR sido uma das 200 selecionadas dos mais de 800 projetos que estão a concurso. A confiança não esmorece e o CEO da startup portuguesa está convencido de que vai ser uma das dez finalistas.

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A apresentação na feira seria vital para recolher investimento exterior - tudo até agora foi feito com capital próprio - e para fazer uma expansão para o mercado asiático.

Até aqui a divulgação tem sido feita através do passa-a-palavra, de outras redes sociais e da comunicação com universidades. A ligação ao ambiente académico é explicada com o facto de a ideia ter surgido quando Francisco Costa ainda era aluno de mestrado na Universidade do Porto. "Soube de um evento à última da hora e apercebi-me de que muitas pessoas só sabem o que acontece quando leem as notícias no dia a seguir", explicou o empreendedor.

O TYMR funciona como outras redes sociais, isto é, é um local onde as conexões são o mais importante - mas neste caso em específico para descobrir eventos. A plataforma tem um sistema de recomendações baseado no perfil do utilizador e também dispõe de eventos por georreferenciação.

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Agosto foi o mês em que o serviço luso ultrapassou a barreira dos 30 mil utilizadores. Destes 16 mil são estrangeiros, representando a maior fatia de utilizadores do serviço. Os restantes 40% dos acessos têm origem em Portugal.

O TYMR vai ganhar nos próximos tempos uma aplicação para Android e está a ser estudada a possibilidade de também chegar aos utilizadores do iOS. A empresa já tem uma aplicação, mas que se destina apenas aos anunciantes. Outras soluções que a empresa já disponibiliza passam por software de bilhética - na tentativa de evitar contrafação.

Francisco Costa deixou ainda uma palavra de apoio às duas outras empresas portuguesas que marcam presença na votação - IS2YOU e Wishareit -, ao dizer que é bom ver projetos que trazem valor para o mercado português.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico