Nos próximos anos as aplicações para smartphones continuarão a ganhar espaço e a contribuir para um novo mercado de oportunidades para as empresas. A tendência é apontada em vários estudos e volta estar em destaque nas previsões da Gartner para 2013.



A consultora defende que até 2015 33% das marcas de consumo vão suportar pagamentos nas suas aplicações móveis. A tendência de que as próprias marcas assegurem este canal de vendas será crescente e será uma das grandes apostas para melhorar os índices de satisfação dos seus clientes, garantindo maior comodidade das transações.



Hoje a componente de transação ainda não é muito explorada pelos retalhistas, que têm apostado mais em fazer campanhas de marketing por esta via, ou fornecer informação ao cliente sobre os produtos.



O estudo defende que deixará cada vez mais de ser assim, com as empresas a ganharem a perceção de que é importante alargar a gama de serviços disponíveis nas suas aplicações móveis, uma tendência que será ainda mais vincada para as marcas que apostam - ou marcam presença - no conceito outlet.



A Gartner acredita que no relacionamento com o cliente estas marcas apostarão cada vez mais numa mistura entre aplicações móveis, mensagens de texto e browser, para envolver o cliente e aumentar as vendas. No mesmo relatório (Predicts 2013: Businesses Will Take Consumer Apps to the Next Level) a consultora defende que a principal concorrência das marcas a este nível será feita pelos serviços de agregação, materializados em apps que combinam várias ofertas.



O mesmo estudo indica ainda que em 2016 a maioria dos operadores de serviços de TV paga vão disponibilizar a sua oferta em formato app nas SmartTvs. Diz ainda que mais de metade dos consumidores vão usar a nuvem como primeira opção para guardar os seus conteúdos digitais e revela ainda que o mercado de dispositivos eletrónicos para vestir valerá qualquer coisa como 10 mil milhões de dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico