A visita relâmpago da chanceler alemã Angela Merkel a Portugal foi acompanhada de perto pelos meios de comunicação nacionais... e pelos portugueses nas redes sociais. Sozinha, a líder germânica foi tema de mais de 3300 publicações no Facebook, Twitter, Google+, blogues e fóruns, segundo contabiliza a E.Life, mas a Marktest tem números mais volumosos, registando mais de 14 mil referências.

Os dados compilados entre 11 e 13 de novembro pela E.Life, empresa de monitorização e análise das redes sociais, mostram que o Facebook foi a plataforma onde mais menções se fizeram relativas à visita de Angela Merkel, num total de 2993 publicações de utilizadores. As publicações, que pediam que os portugueses fizessem luto durante a visita da chanceler, e as imagens que bricavam com a situação, foram as publicações que mais se repetiram nos murais e que conseguiram gerar centenas de partilhas e "gostos".

No Twitter a frase "A Angela Merkel era menos feia quando era um homem" foi a que teve mais retweets dos utilizadores portuguses. Também a blogoesfera foi usada para comentar e satirizar a visita da líder alemã e foram registados mais de 340 publicações.

Redes sociais usadas como "cães de guarda"

No barómetro realizado pelo serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, é também a figura da chanceler alemã quem aparece no topo das personalidades que mais estiveram em destaque nas redes sociais entre 5 e 11 de novembro. Mas os números apurados são mais significativos: no total foram contabilizadas 14613 as menções a Angela Merkel, o que correspondeu a um crescimento de 123% relativamente à semana anterior de análise.

Em segundo lugar, e com 9253 referências, ficou o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, que crescendo cerca de 7% em número de referências nas plataformas sociais, manteve-se como uma das principais personalidades que dominam as atenções dos utilizadores em serviços como o Facebook, Twitter e Google+.

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, ficou em terceiro lugar no ranking das personalidades que mais publicações geraram nas redes sociais, muito por causa das declarações polémicas sobre a pobreza e a miséria em Portugal. Foram feitas cerca de seis mil referências a Isabel Jonet, 83% das quais na rede social Facebook.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico