Ainda consegue imaginar como seria fazer uma pesquisa na Internet em 2001? Lembre-se que não podia contar com resultados fornecidos pelas páginas do YouTube, do Facebook ou do MySpace.

Também não valia a pena pesquisar informação sobre o Skype ou o famoso mundo virtual Second Life, porque nessa altura nenhuma destas empresas ou serviços existiam. Alguns nomes até surgem nos resultados da pesquisa, mas para definir outros serviços com a mesma designação.

A Google está a comemorar o seu décimo aniversário e uma das várias iniciativas que preparou para assinalar a primeira década de vida é precisamente um exercício de regresso ao passado.

A empresa colocou online uma versão "falsa" do seu serviço de pesquisa, que leva o utilizador sete anos atrás e fornece os resultados de pesquisa a que se teria acesso se esta fosse feita em 2001.

Nesta viagem ao passado, a empresa de Internet - que recuperou os índices de sites daquela altura - conta com a colaboração de parceiros como a Internet Archive que fornece informação em cache para mostrar o conteúdo dos resultados da pesquisa, quando em causa estão empresas que hoje já não existem.