O Wall Street Journal lançou uma aplicação que permite aos utilizadores do Facebook acederem ao jornal diário sem terem de sair da rede social, naquilo que pode vir a representar uma nova forma de levar as notícias aos leitores.

Denominada WSJ Social, a aplicação oferece o acesso à listagem e conteúdos das notícias no próprio site do Facebook, com um layout próprio mas de forma totalmente integrada no ambiente da rede social.

Além da leitura, é possível fazer "Gosto" nos conteúdos e partilha-los com os contactos do utilizador no Facebook. De cada vez que o faz, a informação aparece nas suas atualizações. A listagem de artigos que o utilizador marcou como sendo do seu agrado ou partilhou com amigos fica também disponível através de um menu na aplicação.

[caption]WSJ Social. Captura de imagem. Créditos: TeK[/caption]

A aplicação permite também personalizar os conteúdos apresentados aos leitores, sendo apresentada como um jornal "à la carte". O utilizador pode escolher as categorias de notícias nas quais tem maior interesse e ver aquelas que interessam aos seus amigos.

Para usar a novidade, ainda em versão beta, os membros da rede social têm de dar permissão para que a aplicação aceda aos seus dados, de forma semelhante à requerida para uso de outras apps disponíveis para a plataforma.

Algumas das notícias estão disponíveis para todos os utilizadores e outras apenas ao alcance dos subscritores da versão online do jornal.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico