O primeiro dia do Web Summit 2023 ficou marcado por sessões com temas como IA, realidade aumentada, direitos digitais e startups. Hoje, a conferência volta a abrir as suas portas e reunimos algumas das principais sessões que pode acompanhar no segundo dia.

No mundo do empreendedorismo, hoje há oportunidade para ficar a conhecer mais sobre hubs tecnológicos transatlânticos, entre Lisboa e Rio de Janeiro. Pelo palco central “saltamos” depois para o Japão, onde os virtual youtubers (VTubers) estão a transformar o mundo do entretenimento e do gaming.

Computação quântica, criptomoedas e as vulnerabilidades da Web3 são também temas em destaque, a par do futuro da mobilidade, assim como da exploração espacial na Europa e em Portugal.

Clique nas imagens para ver 10 sessões que não pode perder no segundo dia do Web Summit 2023 

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, e Eduardo Paes, presidente da Câmara do Rio de Janeiro, vão subir ao palco central do Web Summit para uma sessão sobre como estas duas cidades se tornaram hubs tecnológicos transatlânticos, atraindo talento e investimento.

Os virtual youtubers (VTubers) ganharam impulso no Japão e a “moda” expandiu-se rapidamente um pouco por todo o mundo, Seja em redes sociais como o TikTok, nas plataformas de streaming e até na TV. Shuji Utsumi, Chief Operating Officer (COO) da Sega, estará no palco central para falar sobre como esta tendência está a transformar o mundo do entretenimento e do gaming no Japão e mais além.

A maioria das pessoas não se apercebe das implicações que a tecnologia pode ter até que estas se tornem explícitas, tal como demonstrado pela “explosão” de popularidade da inteligência artificial no início do ano. Então, o que acontecerá quando a computação quântica for adotada em larga escala? Estará a sociedade preparada e quais serão as capacidades desta tecnologia? Sebastian Weidt, cofundador e CEO da Universal Quantum, responderá a estas perguntas.

Tara Chklovski, fundadora e CEO da Technovation, Joshua Wöhle, CEO da Mindstone e Divya Gokulnath, cofundadora da Byju's, juntam-se para uma sessão que se foca na maneira como a tecnologia está a mudar a forma como se aprende, nos desafios de equilibrar inovação e métodos de ensino tradicionais, assim como e no futuro da educação

Em novembro de 2022, a FTX declarava falência. Um ano depois, Sam Bankman-Fried, fundador da plataforma de criptomoedas, foi declarado culpado no julgamento que apreciou as acusações de fraude e lavagem de dinheiro que pendiam sobre ele.

Nesta sessão, Björn Wagner, cofundador e CEO da Parity Technologies, e Lorien Gabel cofundador e CEO da Figment, olham para o panorama cripto para perceber o que mudou: das empresas que acabaram por desaparecer às lições aprendidas com a falência da FTX.

Volodymyr Levykin, CEO da Skyrora, vai dar a conhecer mais sobre o que poderá reservar o futuro para a área dos veículos espaciais e sobre como as novas tecnologias estão a “reacender” as ambições europeias de levar mais missões para o Espaço.

Encontrar um equilíbrio entre segurança e liberdade é um dos grandes desafios para os projetos da Web3. Mitchell Amador, CEO da Immunefi, vai falar sobre as grandes vulnerabilidades que marcam este panorama e como as comunidades da Web3 e da web 2.0 se podem juntar para resolvê-las.

O que podemos esperar para o futuro da mobilidade na Europa? A questão vai abrir o debate entre David Nothacker, CEO da sennder, Dirk Hoke, CEO da Volocopter, e Catherine Jestin, vice-presidente executiva da área de digital e gestão de informação na Airbus, no palco central.

Em Portugal, já se prepara a próxima geração para o Espaço. Esta sessão abre a porta a uma conversa sobre a exploração espacial vista por três gerações diferentes, com a participação de Joan Alabart, gestor de projetos de relações industriais na Agência Espacial Portuguesa, Rui Moura, professor na Universidade de Aveiro e o primeiro português a integrar o projecto Possum (Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere) e Beatriz Jorge, finalista da edição de 2023 da iniciativa Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia.

Apesar de todo o seu potencial, a inteligência artificial também traz riscos. A utilização da tecnologia para novas táticas de roubo de identidade é um deles e Liudas Kanapienis, cofundador e CEO da Ondato, vai dar a conhecer mais sobre estas ameaças e o que podemos fazer para reforçar a segurança.

Veja as fotos do Web Summit 2023

O SAPO TEK mudou a redação para o Web Summit e até 16 de novembro está a acompanhar tudo o que se passa na conferência e nos eventos paralelos que sempre decorrem em Lisboa. agenda é longa e há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.

Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o SAPO.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.