A Yahoo anunciou a aquisição do serviço de música Musicmatch, numa operação que envolve 160 milhões de dólares pagos em dinheiro, assumindo que pretende ocupar um lugar relevante no mercado de música digital.



A empresa admite mesmo que esta é apenas uma das várias iniciativas previstas para enriquecer o seu portfólio na área da música digital online, a desenvolver ainda este ano. "A Yahoo está empenhado em ser um grande player na música digital", admite Terry Semel, CEO da empresa, numa declaração a propósito do negócio.



O serviço da Musicmatch conta com uma base de 225 mil subscritores no seu sistema de download de músicas, o Jukebox, cobrando cada faixa a 99 cêntimos de dólar no regime on demand e 9,95 dólares no regime de subscrição mensal. Com um catálogo de cerca de 700 mil músicas, o serviço - que existe desde 1997 - foi recentemente actualizado com a introdução de um motor de pesquisa que permite aos utilizadores encontrar músicas e listá-las por ordem de preferência e popularidade, além de trocá-las com outros utilizadores.



A aquisição é vista como uma alteração à estratégia da Yahoo para esta área do mercado, uma vez que a empresa se tem mantido focada nos serviços de streaming de áudio e vídeo oferecidos através da Launch, uma subsidiária adquirida em 2001, e mais recentemente através do Napster, ao abrigo de um acordo de distribuição.



Contudo, os analistas acreditam que será difícil para a Yahoo posicionar-se de forma a poder competir com a Apple, tendo em conta o timing de entrada no mercado, já posterior a concorrentes como a Microsoft ou a Real Networks, que há mais tempo disputam lugar com o iTunes usando um produto muito semelhante no formato e no preço.



Tendo em conta que o modelo de negócio já foi replicado por diversas vezes, espera-se que a Yahoo possa adoptar novas estratégias e tentar captar outras fatias do mercado de música digital.



Notícias Relacionadas:

2003-10-29 - Yahoo adquire Dotmusic e GamesDomain à BT

2001-06-29 - Yahoo! adquire site de conteúdos musicais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.