
Segundo a informação disponibilizada pelo EDMO, a análise feita pelo fact-checking espanhol Maldita intercetou uma rede composta por 49 canais no Youtube que disseminam aparentes confrontos entre políticos europeus.
"António Costa 'esmagou' Pedro Sánchez no Parlamento Europeu", "Giorgia Meloni criticou José Luís Rodriguez no Parlamento Europeu" ou "Úrsula Von der Leyen 'humilhou' Teresa Ribera no Parlamento Europeu", são alguns dos títulos falsos dos vídeos.
De acordo com estudo, estes três exemplos somam mais de um milhão de visualizações, sendo que os 49 canais que publicaram estes vídeos têm um total de mais de 400.000 subscritores e 32,2 milhões de visualizações acumuladas entre os 6.342 vídeos publicados.

"Não é apenas a IA [inteligência artificial] generativa que é usada para fazer as miniaturas desses vídeos, mas também para expressá-los com narrações que têm indícios de terem sido geradas digitalmente", lê-se.
Apesar das evidências do uso de IA e narração sintética nos vídeos, o estudo alerta para o facto de alguns canais ainda estarem disponíveis, sendo que muitos dos vídeos não estão rotulados pelo YouTube como "Conteúdo alterado ou sintético", apelando assim à capacidade criteriosa do público.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários