A Zon apresentou hoje aquela que é a primeira proposta da empresa no âmbito de uma nova oferta, a entregar aos clientes através do portal MyZon. O Orkos, uma aplicação web para a prescrição electrónica de medicamentos, marca a estreia de uma aposta da fabricante nas aplicações empresariais em regime de software as a service, para o mercado de pequenas empresas.


Hugo Enes, responsável da Zon que apresentou a nova oferta, admitiu ao TeK que até final do ano a loja diversificará a oferta de aplicações empresariais. No hosting do primeiro serviço empresarial cloud disponibilizado, a operadora tem uma parceria com a Interhost, que deverá manter-se, mas que não é condição exclusiva para a integração de novas propostas na loja.


O mesmo responsável explicou que a Zon está aberta à recepção de propostas para juntar novas aplicações à loja, que serão analisadas numa lógica de interesse para o mercado alvo e potencial de adesão por parte dos clientes.


A estreia com o Orkos tira partido da iminência da entrada em vigor de nova legislação para a prescrição de medicamentos, que a partir de um de Agosto só será possível por via electrónica. A medida completa-se nos anos seguintes com a total desmaterialização do processo de prescrição, ligando também as farmácias à base de dados que passa a reunir todas as receitas emitidas pelos médicos. De acordo com dados da Zon, este novo mercado tem um potencial anual de receita de 2,5 milhões de euros e a empresa quer participar nele.


A solução Orkos - desenvolvida pela Leverage (que detém a propriedade intelectual e a marca) e pela Convex - é assente em tecnologia web. Está baseada na cloud e por isso não implica a instalação de qualquer software, é usada apenas como serviço. Dirige-se aos médicos, enquanto utilizadores individuais e está certificada pelos organismos competentes.


Embora a subscrição da plataforma também possa fazer-se através do site oficial do produto, a parceria com a Zon coloca-a no mercado a um preço mais baixo. Na fase de lançamento do produto (até 30 de Setembro) quem subscrever pagará 15 euros por mês (por médico), pagos mensalmente ao operador de telecomunicações.

Para ter acesso à oferta o médico (a nível residencial) ou a empresa onde trabalha têm de ser cliente da zona. A partir de Outubro a mensalidade da nova oferta aumenta 25 por cento, para quem subscrever a partir dessa data. Os aderentes na fase de lançamento beneficiam de três meses de utilização gratuita.

Nota de redacção: Acrescentado o nome da Convex, que em parceria com a Leverage desenvolveu a solução Orkos.