Marcaram presença nesta praça central de exposição do 26º Congresso da APDC um total de 12 startups, selecionadas entre muito perto de 50 candidatas. Todas à procura de promover o seu projeto junto dos vários públicos proporcionados por um evento do género: desde os utilizadores finais aos investidores.

Uma experiência “nacional” que uma jovem empresa como a TOPDOX não dispensa, mesmo somando já cerca de 300 mil utilizadores em todo o mundo, metade dos quais nos Estados Unidos e a seguir em mercados como o Brasil ou o México.

Sobre a presença num evento como o Congresso da APDC, Nelson Pereira diz que faz todo o sentido para a TOPDOX, uma plataforma de documentos que disponibiliza uma solução de acesso e partilha de ficheiros para dispositivos móveis nas empresas, que está a desenvolver a sua tecnologia em Portugal. “Estamos aqui pela promoção da aplicação mas também pelo contacto com possíveis parceiros e também com outras startups”.

Foram idênticas as razões que levaram André Pires, do site “alternativo” de pesquisa de viagens Tripaya, e Pedro Fernandes, da app para os amantes das duas rodas a pedal Lisboa Horizontal, com que o TeK também trocou dois dedos de conversa, assim como  para as restantes startups que marcaram presença no espaço do Congresso da APDC.

Dar ainda mais inteligência à inteligência

Além do espaço de exposição, a APDC promoveu um concurso para eleger o melhor projeto, que no final do Congresso teria direito a um pitch de cinco minutos, momentos antes do popular painel “Estado da Nação das Comunicações”.

Coube a João Freitas subir ao palco principal do Congresso das Comunicações para dar a conhecer a vencedora, a DefinedCrowd, uma plataforma inteligente de dados para inteligência artificial e machine learning.

Segundo explicou, este é um sistema que adiciona inteligência aos dados, com larga experiência na fala e tecnologias de processamento de linguagem natural. Alta qualidade, velocidade e escala (cobertura de 90% das línguas em todo o mundo) são apresentadas como caraterísticas diferenciadoras desta plataforma.