A Comissão Europeia partilhou alguns dados sobre o crescimento das compras online pelos europeus, no âmbito dos eventos de descontos como a Black Friday e a Cyber Monday que decorre hoje. Relativamente a dados de 2020 do Eurostat, 65% de todos os adultos (considerados dos 16-74 anos) da União Europeia compraram ou encomendaram bens ou serviços pela internet nos 12 meses anteriores à sondagem.

O estudo revela que a população mais jovem, e mais ligada à tecnologia, entre os 25 e 34 anos, utilizou a internet cerca de 2,5 vezes mais para fazer compras, situando-se nos 83%. Enquanto que os consumidores entre os 65-74 anos correspondem a 33%.

e-commerce União Europeia - 2020
Montra TeK: 10 propostas tecnológicas para aproveitar durante este dia de descontos da Cyber Monday
Montra TeK: 10 propostas tecnológicas para aproveitar durante este dia de descontos da Cyber Monday
Ver artigo

“O comércio online tem-se tornado mais comum na União Europeia à medida que o uso da internet se expande por todas as idades. Os consumidores valorizam a acessibilidade a uma vasta abrangência de produtos a qualquer altura, em qualquer lado, e com o beneficio de ter preços especiais”, refere a Comissão. Destaca que eventos como a Black Friday e a Cyber Monday são algumas das ocasiões onde as compras online têm precedência no calendário.

Olhando para regiões especificas da Europa (NUTS 2), a região de Hovedstaden, região administrativa da Dinamarca, é aquela que registou a maior propensão para o uso de e-commerce de toda a União Europeia, registando uma taxa de 91%, seguindo-se Midtjylland no mesmo país e Utrecht na Holanda, ambas com 90%. Do outro lado do espectro estão quatro regiões da Bulgária com a menor quota em 2020, com valores entre os 25-27%.

Veja na galeria os valores das regiões (NUTS 2) de Portugal sobre o e-commerce em 2020

Nesta sondagem respeitante a 2020, 19% de todos os adultos entrevistados disseram que nunca tinham feito uma compra online. E existem 11 regiões principais (NUTS 1) da Europa que registaram o maior número de pessoas que não tinham feito e-commerce. A Região Autónoma da Madeira está incluída nesse grupo.

Além das compras online, registou-se uma elevada percentagem da população adulta da Europa que utilizam a internet para as suas atividades bancárias. Em 2020, 58% da população adulta utilizou online banking durante pelo menos os últimos três meses antes da sondagem. Mais uma vez, Hovedstaden é a região com a maior percentagem de utilizadores de bancos online, com o registo de 96%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.