As compras online são uma alternativa cada vez mais usada por quem já tinha experimentado o comércio online, mas também por novos utilizadores destas plataformas, numa altura em que o acesso a lojas físicas está limitado e acarreta riscos. Mas, no espaço online, os riscos também existem e um estudo da Kaspersky revela que muitos dos que hoje compram online estão pouco sensibilizados para os riscos que podem correr e para as medidas a adotar para os minimizar.

O estudo da especialista revela que 84% dos consumidores aceitam partilhar dados pessoais com retalhistas, como endereços de email e números de telefone, para terem acesso a um grande desconto nas suas compras natalícias. “Apenas um quarto (25%) dos inquiridos está consciente dos esquemas que costumam acontecer com maior frequência durante as férias de Natal, ou em períodos de saldos e não está disposto a correr riscos para obter grandes descontos”, apurou a empresa.

Encomendas de Natal: empresas confiantes nas entregas a tempo e horas mas aconselham compras com antecedência
Encomendas de Natal: empresas confiantes nas entregas a tempo e horas mas aconselham compras com antecedência
Ver artigo

A percentagem de inquiridos que diz só fazer compras em lojas online de marcas de referência, para minimizar riscos de segurança é de apenas 17% e só um terço asseguram que não fará compras em sites que não pareçam legítimos, por melhores que sejam as promoções apresentadas. A percentagem de inquiridos que se revelam conscientes dos riscos associados a compras em sites ilegítimos ou de marcas desconhecidas é ainda menor (29%).

“Recomendamos a todos que estejam atentos e a questionar se vale a pena partilhar dados em troca de uma promoção”, alerta David Emm, investigador principal de segurança da Kaspersky, sublinhando que algumas ofertas podem ser apenas “um truque para o fazer divulgar os seus dados”. A máxima é: se algo parecer demasiado bom para ser verdade, então é porque provavelmente não é verdade.

As épocas festivas, como o Natal, são as mais usadas para pôr em marcha esquemas de phishing (roubo de dados pessoais) e outros tipos de ataques informáticos e o apelo a grandes promoções é uma das estratégias usadas pelos atacantes. Seguir boas práticas nas compras online é sempre importante. E nesta altura é ainda mais.

A Kaspersky recorda algumas destas boas práticas: comprar apenas em lojas online legítimas, de marcas conhecidas e com sites que apresentem selos seguros; optar por métodos de pagamento seguros; verificar a fiabilidade das entidades que apresentam grandes descontos, sem carregar em links contidos nas mensagens promocionais - prefira sempre digitar endereços diretamente no browser; ou manter o software que usa atualizado.