Falta pouco mais de uma semana para o natal e este ano a realidade é bastante diferente: lojas físicas a “abarrotar” estão fora de questão e o online parece ser, mais do que nunca, uma alternativa. Mas conseguirão os operadores logísticos e as empresas garantir que as prendas desta época festiva chegam a tempo à casa dos portugueses? O SAPO TEK conversou com diferentes empresas de vendas e os CTT, que se mostram confiantes, deixando, no entanto, na sua maioria, um conselho aos portugueses: não deixar tudo para o último dia.

No final de outubro, um estudo da Salesforce destacava a possibilidade de a pandemia poder fazer disparar as compras online, dando conta de 700 milhões de encomendas que podiam sofrer atrasos em todo o mundo. No entanto, essa parece ser uma realidade que não é esperada em Portugal, com as empresas a tomarem estratégias para que as prendas cheguem a tempo e confiantes de que no geral o balanço vai ser positivo.

Em termos de operadores logísticos, o SAPO TEK obteve resposta dos CTT e da DPD, e, no que diz respeito às empresas, a FNAC, a Worten e a PCDIGA também consideram que estão preparadas para fazerem face ao aumento dos pedidos dos portugueses.

Conheça as expectativas das empresas em relação às entregas das compras de Natal:

CTT - Entregas de encomendas aos fins de semana é uma nova realidade

Desde a Black Friday que os CTT entregam encomendas online todos os dias, inclusivamente aos fins de semana, “o que é algo inédito no mercado”. Esta é uma das estratégias para o operador logístico garantir que as prendas de Natal chegam antes do dia 25 de dezembro, como explica o diretor de operações dos CTT Alberto Gonzalez Lopez.

“Os nossos serviços estão a trabalhar quase 24 horas por dia”, refere o representante dos CTT em entrevista. No entanto, Alberto Gonzalez Lopez alerta que no dia 24 de dezembro será naturalmente um dia difícil para fazer distribuições. “Nesse dia, vai ser complicado fazer entregas a partir das 17h ou 18h da tarde”, explica.

Admitindo que, tal como os espanhóis, também os portugueses tendem a deixar tudo para a última hora, o representante dos CTT deixa como conselho a compra de prendas de forma antecipada. “Ter alguma antecipação ajuda a garantir o sucesso da entrega das prendas de natal”, refere.

A estratégia dos CTT para os períodos com mais procura está definida desde o verão, estando desde essa altura em contacto permanente com os seus clientes e parceiros para, sempre que necessário, adaptar soluções.

Uma das apostas da empresa passou pelo reforço de colaboradores, desde meados de outubro e início de novembro, com o aumento a rondar os 20%. Para além disso, a empresa lançou também cinco novos centros na rede expresso, dois deles com novas máquinas de tratamento automatizado das encomendas.

DPD - Soluções out of home são a melhor solução

Ao SAPO Tek a diretora de marketing e comunicação da DPD, Carla Pereira, também se mostra confiante na entrega das prendas em plena época festiva e pandemia. "Até ao momento, ainda que os prazos sejam ligeiramente superiores aos de outras épocas do ano, estamos confiantes que as encomendas chegarão ao destino final antes do Natal", garante. Mas também deixa um aviso: "isto se os portugueses não deixarem as compras para o último dia, obviamente".

Começando a preparar o conhecido peak period, entre a Black Friday e o Natal, a DPD implementou várias estratégias desde maio. A empresa implementou várias medidas, como o reforço de 300 colaboradores, nas equipas de operações e serviço a clientes e a criação de duas estações temporárias, no Porto e em Lisboa. Destaque ainda para o lançamento do chatbot Maria, através do qual os utilizadores conseguem ficar a saber onde se encontra a encomenda.

No que diz respeito ao local de entrega, a DPD apela aos clientes que utilizem as opções out of home sempre que possível, privilegiando o levantamento de encomendas na rede pickup, quer nas 700 lojas, quer nos recém lançados 40 lockers. De acordo com a empresa, esta solução será "sempre mais célere", explicou num comunicado de novembro.

FNAC - Garantir stock no digital é uma prioridade

“Ninguém quer dececionar os clientes” e, por isso, a diretora de marketing e comunicação da FNAC explica que uma das apostas da empresa tem sido o reforço do stock online. “A prioridade agora é garantir que temos stock no digital, enquanto antes a nossa prioridade era servir as lojas”.

Apesar de garantir que o online acaba por ser um caminho, a diretora de marketing e comunicação da marca reforça que “tem de ser feito com antecedência”. “É fundamental as pessoas terem esse cuidado”, conclui.

O reforço de estratégias da empresa surge no seguimento do crescimento do canal online, neste momento a “explodir”: “temos mais de 10.000 encomendas por dia, contra as 2.000 habituais”, explicou Inês Condeço. Apesar de fazer referência a uma “tensão crescente” no armazém, a representante da FNAC garante que “está tudo a correr bem”.

Quanto às parcerias com os operadores logísticos como os CTT, a diretora de marketing e comunicação também se mostra confiante. "Os nossos parceiros estão a fazer de tudo para que as prendas cheguem a tempo”, refere.

E quais têm sido outras estratégias da FNAC para fazer face ao aumento da procura no Natal? Garantindo que a aposta tem surgindo desde o início da pandemia e não somente nesta época festiva, que este ano não constitui um pico tão elevado como nos anteriores, Inês Condeço realça algumas das estratégias da empresa.

Uma das primeiras foi a passagem da recolha de encomendas online para junto das portas das lojas e não dentro delas, o que permite levantar uma encomenda sem ter de se esperar na fila da loja física. Outros serviços da FNAC passam peloo “Drive and Collect”, que permite levantar encomendas diretamente do parque de estacionamento, e os lockers, cadeados inteligentes que também foram colocados à porta das lojas.

Tendo em conta a média de idades dos compradores, a empresa lançou recentemente um canal telefónico, o 309 710 000. Através dele qualquer pessoa pode pedir aconselhamento a colaboradores da FNAC, encomendar e pagar as compras, serviço que na Black Friday alcançou as 6.000 chamadas num único dia. A média está agora nas 1.500.

A empresa tem ainda vindo a apostar no reforço da equipa do canal online, de call centers e do armazém desde março. “Trabalhamos com vários parceiros e estamos dependentes do seu nível de serviço, mas as coisas têm corrido bem”, garante.

PC DIGA -  Encomendas chegam na maior parte dos casos um ou dias úteis depois

Nesta altura do Natal, a PCDIGA conta com uma “infraestrutura robusta, capaz de dar uma resposta eficaz” e rápida aos clientes. A garantia é do diretor de marketing da PCDIGA, Nelson Arrifes, que fala num aumento de procura já previsto neste período de época festiva.

Quando questionado sobre a entrega das compras de natal a tempo e horas, Nelson Arrifes garante que é um dos “pontos fortes” da empresa. “Os nossos clientes sabem que na esmagadora maioria dos casos, uma encomenda realizada na PCDIGA chega até si ao fim de um ou dois dias úteis”, refere, e nesta altura do ano as expectativas mantêm-se.

Falando no caso específico das compras online, em que a entrega depende de terceiros, “há sempre uma possibilidade de uma encomenda não ser entregue no prazo estipulado”. “Mas trabalhamos diariamente para, juntamente com os operadores logísticos parceiros, reduzir ao máximo o número dessas incidências”, garante. Neste contexto, refere que “cada vez mais existe uma melhor operacionalização dos operadores logísticos que atuam no nosso mercado”, admitindo que o período entre a Black Friday e o Natal é o mais exigente.

Worten - Empresa multiplica por quatro capacidade da operação logística

O compromisso da Worten em garantir que não existem atrasos nas entregas das encomendas online mantém-se também durante o período do Natal. “Acreditamos, efetivamente, estar preparados para responder com eficácia às tendências que se esperam para este período e que, na verdade, estão em linha com o que temos vindo a sentir nos últimos meses”, explica Inês Drummond Borges, diretora de Marketing da Worten.

Para conseguir responder à crescente procura online, a empresa multiplicou por quatro a capacidade da operação logística que suporta o website, “o que nos tem permitido entregar 85% das encomendas antes do prazo previsto”, garante. O reforço tem vindo a ser implementado ao longo de todo o ano, tendo-se mantido durante o período da Black Friday e continuando nesta fase do Natal.

Nesta altura do ano, todas as compras realizadas no website da Worten podem ser levantadas sem qualquer custo em loja. Além disso, quem preferir, pode telefonar para a loja da sua preferência, fazer a sua encomenda e recebê-la em casa, em apenas duas horas, de acordo com Inês Drummond Borges.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação a 16 de dezembro de 2020.