De acordo com os resultados de um estudo global da Accenture, os executivos das áreas de negócio e de tecnologia subestimam o potencial disruptivo da tecnologia 5G. Um inquérito a executivos de empresas de grande e média dimensão, realizado em 10 países, concluiu que 53% dos inquiridos acreditam que a rede 5G traz poucas vantagens adicionais em relação às redes 4G, ao nível da velocidade e da capacidade de rede.

Para Eduardo Fitas, vice-presidente da Accenture Portugal e responsável pela área de Comunicações, Media e Tecnologia, este estudo vem demonstrar “o desconhecimento que ainda existe sobre o potencial valor que o 5G pode trazer às organizações”. Para desbloquear esse potencial, Eduardo Fitas considera que “é necessário que as organizações entendam as necessidades do cliente, consigam superar as barreiras de adoção e impulsionem a colaboração entre os fornecedores de serviços”.

Segundo o estudo, 72% dos executivos afirmam ter dificuldade em imaginar futuras possibilidades e utilizações do 5G, sendo que as empresas de telecomunicações são os fornecedores de serviços com os quais os 40% dos inquiridos planeiam associar-se na sua implementação.

tek 5G executivos

Por outro lado, 60% dos executivos consideram existir uma falta de conhecimento por parte dos fornecedores de serviços de telecomunicações acerca dos desafios nas suas indústrias e como o 5G pode aí ser aplicado para inovar. Como barreiras na adoção da rede 5G, os executivos citaram o investimento inicial (36%), a segurança (32%) e a adesão dos colaboradores (29%).

Para Eduardo Fitas, “a rede 5G irá trazer uma onda de conetividade que abre novas dimensões para a inovação e para o desenvolvimento comercial e económico. Os avanços em áreas como a realidade aumentada, edge computing, veículos autónomos, o conceito de smart city e outros serão acelerados com o 5G. As empresas de telecomunicações terão um papel fundamental ao dinamizar os ecossistemas de parceiros que, em conjunto, irão desenvolver as soluções necessárias a cada indústria”.