Renovando os acordos quadro celebrados em 2008, a Agência Nacional de Compras Públicas acaba de assinar com 72 empresas novos acordos para o fornecimento de Papel, Economato e consumíveis, e para a área de Cópia e Impressão.

Os acordos entraram em vigor a 1 de Abril e a ANCP calcula que permitam optimizar estas rubricas de despesas em 67 milhões de euros anuais, 30 milhões na área de Papel, Economato e Consumíveis de Impressão, e 37 milhões de euros no caso de Cópia e Impressão.

Os acordos quadro agora assinados permitiram um aumento do número de empresas habilitadas a fornecer estes produtos e serviços ao Estado, sendo que 39 empresas ficaram qualificadas no âmbito do acordo quadro de Papel e 33 empresas na área de Cópia e Impressão. A grande maioria das empresas são PMEs.

Segundo o comunicado pela ANCP, estes novos acordos
quadro vêm aperfeiçoar a primeira geração dos acordos quadro, assinados em 2008. A gama de bens e serviços integrados é mais abrangente e está contemplada "maior flexibilidade e uma maior
adaptação às ofertas existentes no mercado".

A assinatura dos acordos quadro foi realizada no dia 31 de Março e integra-se no Sistema Nacional de Compras Públicas, gerido pela ANCP. Este sistema conta com 270 fornecedores qualificados, dois terços dos quais são PMEs e agrega toda a administração directa do Estado, num total de 1.800 entidades, a que se somam mais de 350 entidades voluntárias oriundas da Administração indirecta, do Sector Empresarial do Estado e da Administração Local.

O modelo de racionalização de compras públicas tem por objectivo a redução das despesas em bens e serviços transversais aos vários organismos através de acordos quadro e centralização de processos de aquisição.

Em 2010 o montante de poupanças acumulado através do Sistema Nacional de Compras Públicas ultrapassou os 168 milhões de euros, superando a meta que tinha sido definida de 150 milhões para os primeiros dois anos de vigência dos acordos.

A ANCP prevê poupar em 2011 mais 60 milhões de euros através dos 15 acordos quadro actualmente em vigor, que abrangem várias áreas, desde comunicações e combustíveis, a software, equipamento informático, papel, higiene e limpeza ou vigilância e segurança.