Um novo estudo acerca da adoção de serviços Cloud por parte do setor financeiro em Portugal revela que, apesar de se verificar uma evolução positiva, o panorama é também marcado por desafios. A situação vai além do setor financeiro e, segundo o Eurostat, as entidades portuguesas estão 9% abaixo da média europeia no que respeita à utilização de serviços na “nuvem”: 36% versus 45%, respetivamente, em 2021.

De acordo com a NTT Data, a dimensão das empresas presentes no mercado português é um dos motivos que poderá explicar este atraso, se bem que nem sempre se aplique a todos os casos. Por outro lado, 71% das grandes organizações já utilizam serviços cloud, um valor que se aproxima mais da média europeia de 74%, embora este seja o segmento que teve o menor crescimento desde 2019 (18%). 

Clique nas imagens para mais detalhes 

Os dados do estudo dão a conhecer que 95% das entidades financeiras questionadas afirmam estar num processo de avaliação da adoção de serviços Cloud. Por outro lado, 5% das organizações admitem não ter intenção de optar pela tecnologia, tanto a curto como médio prazo.

Segundo os especialistas, os indicadores permitem verificar que há um movimento comum de análise e integração de Cloud, com a tecnologia a ser vista como uma opção credível para a transformação dos sistemas  no que respeita à sua utilização para projetos específicos (12%), para provas de conceito e estudos (24%) ou como uma das opções tecnológicas estratégicas da entidade (64%).

O nível de integração da tecnologia nas entidades inquiridas é descrito como significativo: 76% reconhecem ter entre 10% a 40% dos seus processos suportados na Cloud e 18% afirmam que mais de 40% das suas aplicações já se encontram na “nuvem”.

No que toca ao tipo de utilização, 18% das entidades participantes afirmam suportar os ambientes não produtivos em tecnologia cloud; 47% indicam deter sistemas periféricos/ não core em cloud; e, para 53%, esta tecnologia desempenha funções de suporte direto a processos de negócio

A complexidade e os riscos na migração dos sistemas legacy são apontados como principais desafios à implementação da tecnologia, uma vez que requerem o investimento de grande parte dos orçamentos de TI. Além dos desafios relacionados com o esforço requerido para a modernização dos parques aplicacionais, as entidades reconhecem a escassez de recursos humanos especializados.

Embora existam desafios, as entidades também apontam oportunidades da transição para a Cloud, como a elasticidade da infraestrutura (70%); a inovação tecnológica (65%) e o controlo de custos (55%).

Olhando para o panorama internacional, os Estados Unidos são o país que tem servido de referência em matéria de adoção de serviços Cloud, segundo dados da Gartner. Já na Europa, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Noruega são os países cujas organizações registam uma maior adoção de tecnologia cloud.

Note-se que, ao longo dos últimos anos, foi também possível registar crescimentos em países como a Itália, cuja adoção da tecnologia por parte de organizações subiu de 23%, em 2018, para 60% em 2021, ou a Polónia, que registou um crescimento de 11%, em 2018, para 29%, em 2021.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.